[PR] Greve unificada toma corpo: Estudantes da UFPR deflagram Greve Estudantil!

Com a deflagração da greve dos TAE’s no dia 11 de março, a UFPR tem sido palco de várias mobilizações, manifestações e assembleias permanentes, e a combatividade dos técnicos tem feito estremecer o chão de Curitiba. Desde seu início, tiveram que enfrentar perseguições e tentativas de criminalização como foi feito com a publicação do memorando 1/6526413 que visava constranger aqueles que aderissem à greve e em resposta a tal arbitrariedade os servidores ocuparam a reitoria da UFPR em 21 de Março. Além disso, a EBSERH – empresa que administra os serviços dos Hospitais de Clínicas -, tentou judicializar a greve exigindo pagamento de uma multa de R$500 mil reais por dia caso todos os funcionários não retornem aos postos. A luta dos servidores pelo reajuste salarial, reestruturação da carreira, contra o corte de verbas das IF’s, têm demonstrado com grande heroísmo qual caminho deve seguir a luta de toda a comunidade acadêmica contra a precarização do Ensino Público e que com a adesão dos docentes da UFPR após assembleia no dia 9 de Abril aprovando a deflagração de greve com total de 322 votos favoráveis e 175 contrários, a luta tem se unificado e desdobrado em mobilizações mais generalizadas.

Manifestação dos TAE’S no dia 03 de Abril de 2024 em Curitiba-PR.

Professores da UFPR aprovam início da greve para o dia 15 de abril de 2024.

Em meio a todo esse cenário o descontentamento estudantil tem crescido e pautas que dizem respeito a precarização da estrutura física da UFPR, a permanência estudantil da universidade, falta de professores que atingem diversos cursos da UFPR e o fim da Dupla Habilitação de aproximadamente 30 cursos como o resultado nefasto da aplicação da BNC-FP, tem sido motivos para fazer com que diferente cursos se mobilizem, organizando assembleias para aprovar a greve estudantil e elencar várias demandas específicas de seus cursos.

O curso de Pedagogia da UFPR foi um dos primeiros a vanguardear essa iniciativa realizando no dia 09 de Abril a assembleia do curso que contou com a participação de 110 estudantes que declararam apoio a greve dos TAE’s e professores, além de encaminhar uma comissão de mobilização que tem se comprometido com a organização de atividades dentro da universidade como forma de romper com a tendência de ‘greve de pijama’, em que todos ficam isolados em sua casa sem mobilização ou qualquer ação efetiva. Já foram organizados cine-debate sobre o filme “Calabouço: Um tiro no coração do Brasil”, música debates, oficina de faixas e cartazes, mesa de discussão com o tema “BNCC e NEM qual o projeto para a educação brasileira?” com a Profª Camila Grassi e “BNC-FP e as ameaças à formação da pedagoga e pedagogo” com a Profª Luani Liz de Souza. 

Assembleia Geral de Estudantes de Pedagogia.

Assembleia Geral de Estudantes de Pedagogia.

Reunião da Comissão de Mobilização da Pedagogia.

“BNCC e NEM qual o projeto para a educação brasileira?” com a Profª Camila Grassi

“BNC-FP e as ameaças à formação da pedagoga e pedagogo” com a Profª Luani Liz de Souza.

O curso de psicologia desde o começo do mês tem realizado mobilizações exigindo a contratação de professores como recentemente foi divulgado [PR] Curso de Psicologia da UFPR sofre com falta de professores – Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (exnepe.com). No dia 08 de Abril, o Centro Acadêmico de Psicologia organizou uma importante manifestação em frente ao RU Central declarando todo apoio à greve dos técnicos e convocando os estudantes a lutarem contra o sucateamento da universidade pública. Tudo isso serviu para impulsionar e robustecer a assembleia de Psicologia realizada no dia 12 de Abril aprovando com unanimidade a adesão à greve estudantil. Desde então tem sido organizado atividades de mobilização como cine-debate, oficina de faixa e cartazes, e reuniões do comando de mobilização.

Manifestação de estudantes de psicologia na UFPR em apoio a greve dos técnicos

Estudantes de toda UFPR tem se organizado de forma independente do DCE da UFPR cuja gestão estava sob direção da UNE/PT, e que desde quando assumiu a entidade tem servido de bombeiros da luta dos estudantes fazendo vista grossa para as políticas anti-povo do governo, como bons oportunistas que são. No dia 15 de Abril foi realizada uma Assembleia Geral que contou com a participação de 500 estudantes e aprovaram a deflagração da Greve Estudantil e desde então, mais cursos como Biologia, Geografia, Filosofia, Design Gráfico e de Produto, entre outros, têm realizado assembleias estudantis e aprovando Greve.

Cada dia que passa mais e mais estudantes, técnicos e professores, vão somando a greve geral unificada que tem sido impulsionada em toda Curitiba na UFPR, UTFPR e IFPR. No dia 24 de Abril organizados em uma Assembleia unificada, servidores, técnicos e estudantes ocuparam o gabinete da reitoria da UFPR exigindo data para acontecer o COUN que discutirá a greve e suspensão do calendário acadêmico, conseguindo marcar para próxima terça-feira (30), demonstrando a força das três categorias unidas contra a burocracia universitária que queria colocar embaixo do tapete as reivindicações em detrimento de sua agenda de viagens e reuniões externas.

Como bem foi colocado na convocatória da ExNEPe “Por uma greve nacional unificada do ensino público”, cresce a desilusão com o governo que tem promovido os mais sujos ataques à educação pública brasileira, e o caminho que todo o movimento estudantil deve seguir é de transformar as greves estudantis em curso em greve de ocupação, realizando debates, panfletagem, agitações, dentro das universidades. Somente essa luta unificada nacionalmente de maneira combativa exigindo a recomposição orçamentária, valorização salarial dos trabalhadores das IFES, permanência estudantil, revogação do famigerado Novo Ensino Médio e da BNC-FP, poderá derrotar os ataques privatistas ao ensino público no Brasil!

Assembleia Geral dos Estudantes da UFPR aprova Greve Estudantil.

Cahk Física Ufpr (@cahk.ufpr) • Fotos e vídeos do Instagram

Estudantes de Design Gráfico e de Produto aprovam greve em Assembleia Estudantil!

CAGEO UFPR (@cageo_ufpr) • Fotos e vídeos do Instagram

Ato unificado dos estudantes, TAE’s e docentes, 17 de Abril de 2024.

Ato unificado dos estudantes, TAE’s e docentes, 17 de Abril de 2024.

Deixe um comentário