[PR] O GOVERNO DO PARANÁ QUER PRIVATIZAR OS COLÉGIOS ESTADUAIS, NÃO PASSARÃO!

É absurdo a noticia do governo do Paraná sobre o seu projeto “Parceiros da Escola” para a educação pública. A SEED deu um salto no processo de privatização dos colégios paranaenses, anunciando que encaminhará para a ALEP a aprovação PARA 200 ESCOLAS, sob a falsa propaganda de “não ser sobre privatizar, mas fortalecer a gestão escolar, [dar] um apoio extra aos professores, pedagogos e diretores consigam desempenhar, com mais estrutura, suas atividades”. O Projeto pretende que a empresa faça a gestão administrativa, financeira, de infraestrutura e de desenvolvimento acadêmico de professores e alunos. Na prática, toda a escola estará submetida aos mandos da empresa, que por sua vez ganhará gordas quantias de dinheiro para aumentar os índices de educação do estado do Paraná, como o índice de presença. 

Uma empresa da educação assumir a gestão da escola causará o que vemos nos colégios particulares, maior exploração dos professores e supressão dos seus direitos fundamentais de organização, mas principalmente, controle ideológico sobre o que é ensinado nas salas de aula, acabando completamente com a autonomia de ensinar dos professores. Ainda, os professores contratados como PSS terão seus contratos rescindidos para serem substituídos por professores funcionários da empresa que assumir os colégios. 

Para a juventude esse projeto é também um ataque, pois, a empresa que assumir, vai cumprir com uma necessidade do Estado, que é a de conter a organização dos estudantes. Além disso, um dos objetivos citados pela própria SEED é o de aumentar a presença dos alunos, o que significa que farão de tudo para expulsarem da escola aqueles que possam representar uma “queda” nesses dados. Tampam o sol com uma peneira! O problema das escolas não está na ausência dos estudantes, mas sim na precarização causada pelo Novo Ensino Médio criminoso e o cada vez maior uso das plataformas. O aumento da carga horária tem obrigado os estudantes a escolherem entre trabalhar e estudar, fazendo com que muitos abandonem a escola para garantirem o seu sustento e de suas famílias. 

Sobre a organização estudantil, farão de tudo para limitá-la, acabando com a já pouca autonomia dos estudantes e fechando os espaços do Grêmio Estudantil, onde há. Aumentar a vigilância sobre os alunos, sobre TUDO que fazem dentro da colégio, qualquer discussão que possa ser um risco à empresa ou ao Governo será reprimida, isso é o que nos aguarda, se deixarmos passar a privatização.

A situação de miséria e opressão que vivem os jovens no Brasil demanda resposta a altura, afinal somos a parcela da sociedade mais afetada pelo desemprego, ainda mais agora, que querem acabar de vez com a educação pública! 

Não podemos permitir que a nossa educação seja entregue de bandeja para os tubarões do ensino! Devemos assumir controle dos colégios, mostrar para esses engravatados canalhas quais são as nossas vontades de fato, que não queremos empresa nenhuma cuidando do que aprendemos! Afinal, quando foi que um burocrata perguntou aos estudantes, sobre o que queriam estudar, quais eram as suas vontades e de que forma?! Nunca.

Pois bem, este é o momento de exercer a vontade estudantil, se o governo privatista de Ratinho Jr. quer acabar com a escola como a conhecemos, devemos preparar as barricadas, chamar nossos colegas, pais, professores, funcionários, realizar debates, manifestações, aulas com todos, assembleias, enfim, tomar em nossas mãos a direção do colégio, impedir a sua privatização e acabar de uma vez por todas com os ataques que esse governo reacionário tem feito!

A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia convoca todos os estudantes, pais, professores, funcionários dos colégios e pessoas comprometidas com a defesa do ensino publico e gratuito, a se levantar contra a privatização das escolas no Paraná!

BARRAR A PRIVATIZAÇÃO COM GREVE DE OCUPAÇÃO!

RATINHO JR. INIMIGO DA EDUCAÇÃO!

DEFENDER A ESCOLA PÚBLICA E GRATUITA COM UNHAS E DENTES!

Deixe um comentário