[MG] Mês de maio é marcado por intensa mobilização rumo ao 42º ENEPe

Por todo o mês de maio, a Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia intensificou sua mobilização para o 42º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, marcando posição contra o imobilismo em meio a greve nacional dos professores e técnicos federais e estaduais. Foram registrados quatro diferentes pré-ENEPes, sendo 1 em Montes Claros- MG, 1 em Ibirité-MG e 2 em Belo Horizonte-MG.

8 de Maio, Unimontes 

O primeiro Pré-Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia na Unimontes, em Montes Claros, norte de Minas Gerais, junto aos calouros e calouras de pedagogia do primeiro período. Foii realizado com o apoio dos próprios estudantes de pedagogia, com interesse no debate e discussão do tema do evento. Fora iniciado com uma exposição dos princípios da entidade, ressaltando a luta independente e combativa, situando a luta dos estudantes de pedagogia frente a crise de decomposição do capitalismo monopolista internacional, desenvolvendo sobre as reformas anti-povo que atacam em específico a educação, como a BNC-FP, a BNCC e o “Novo” Ensino Médio.
      Foram tiradas diversas dúvidas sobre o que era o ENEPe, a sua importância e seu funcionamento. Com muita empolgação, os estudantes e professores presentes, contando também com o um convidado do Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia do Norte de Minas, debateram sobre suas demandas mais sentidas, sobre a importância da luta e os métodos de como ir ao evento.

O Pré-ENEPe fora, em meio a paralização, a única atividade política acontecendo na Unimontes. Ao final, foram definidos: 


1- Moção em apoio a paralização da Unimontes, assinado pela ExMEPe e os(as) estudantes de Pedagogia do 1° período
2- Uma comissão de mobilização para o 42° ENEPe 

10 de maio, Belo Horizonte

 Como primeira atividade de greve na FaE, o pré-ENEPe na UFMG contou com um rico debate  sobre a educação no Brasil, a defesa da ciência no currículo científico e a greve nacional dos estudantes, técnicos e professores universitários.
    Demos o pontapé inicial na preparação para a ida ao 42º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, com a participação do professor Guilherme da Silva Lima, Mestre em Educação pela UNESP (2010), Doutor em Educação pela USP (2016) e Pós-doutor em Educação na UFMG (2020) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), expondo em defesa da ciência e universidade a serviço da classe trabalhadora e professor Charles Moreira  Cunha, Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Mestre e Doutor em Educação no programa ” Conhecimento e Inclusão Social” pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), expondo sobre a greve atual e a UFMG nesse cenário, colocando que independente de governo, é necessário romper com o imobilismo.
  Foi colocado a importância de seguir unificando a luta contra o sucateamento geral da universidade para conseguir vitórias consequentes.

Foram tirados:
1- Comissão de mobilização da Faculdade de Educação para o ENEPe.
2- Nota em apoio a luta do Movimento de Bolsistas Independente

22 de maio, UEMG-Ibirité
Em meio a luta dos estudantes e professores das unidades da Universidade Estadual de Minas Gerais pela mobilização dos três setores da unidade de Ibirité, ergue-se um vitorioso pré-ENEPe como forma de fomentar o debate político em meio a greve da universidade. 

     Com a presença de diversos professores, membros do colegiado de pedagogia e estudantes, foram debatidos os problemas mais sentidos pelo sucateamento das universidades e escolas estaduais, denunciando projetos de privatização, como o “Projeto Somar”, do governo Zema (Novo) e a defasagem salarial atual dos professores. 

     No evento, foi reforçado também a necessidade de eventos massivos para a ida à Maringá, firmando laços com o curso de pedagogia e o apoio dos professores para a mobilização das estudantes e dos estudantes de pedagogia, em vias de superar o caminho imobilista no contexto da greve das universidades estaduais de minas gerais.

28 de maio, Belo Horizonte 

 O quarto o Pré-ENEPe, na Faculdade de Letras da UFMG, foi realizado em conjunto com o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, tendo como tema “Em Defesa da Escola e Universidade Públicas!” e “Do Rio ao Mar, Palestina Livre Já!”. 

      Com uma vitoriosa mobilização, estando presente estudantes de pedagogia, letras, moda, biologia, museologia e demais cursos, também contando com a presença de movimentos independentes e demais entidades combativas.
    O evento teve início com uma exposição geral da luta de resistência do povo palestino e a justa denúncia das atrocidades perpetradas pelo estado sionista de Israel pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, ligando em sequência com a importância da luta e organização do povo no relato do Comando de Greve dos professores da UFMG, ao expôr sobre a defesa dos direitos democráticos que a luta dos professores tem passado, assim como a necessidade da luta independente do governismo, fechando com a convocação geral da ExMEPe para participar do 42º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, demarcando a posição independente e combativa da entidade frente ao imobilismo, fazendo a denúncia dos contratos do governo brasileiro com a empresa sionista Elbit Systems. 

      No início do evento, a bandeira da Palestina foi desfraldada no “Milharal” com cantos e palavras de ordem em apoio a luta do povo palestino, sendo bem recepcionada pelos estudantes de fora do evento, que entoavam “Palestina Livre!” toda vez que passavam próximo ao prédio, demarcando posição contra o imobilismo em relação as mobilizações estudantis, se unindo a mobilização internacional em apoio à Resistência Nacional Palestina.A ExMEPe segue firme para levar uma massiva delegação ao 42º Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia, travando duras lutas contra a burocracia universitária, o imobilismo, mostrando que o caminho para a conquista dos direitos democráticos são a independência e combatividade!

INDEPENDÊNCIA, CLASSISMO E COMBATIVIDADE! A EXNEPE AVANÇA, COM LUTA DE VERDADE! 

AVANTE, AVANTE, AVANTE JUVENTUDE! A LUTA É O QUE MUDA, O RESTO SÓ ILUDE!

DO RIO AO MAR, PALESTINA LIVRE JÁ! 

RUMO AO 42º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!

 


Deixe um comentário