[PR] Maringá: luta contra a privatização das escolas toma a cidade!

Reproduzimos abaixo nota do Diretório Central dos Estudantes da UEM, a respeito das lutas contra a privatização das escolas públicas no Paraná e as manifestações que ocorreram em Maringá durante todo o dia 03 de junho!

Um dia histórico para o movimento estudantil paranaense!!

O DCE da UEM saúda efusivamente todos e todas, estudantes e professores que tomaram parte nos vitoriosos protestos desta segunda-feira, 03/06. Desde o anúncio da privatização criminosa dos 200 colégios nossa cidade se tornou um campo de batalha em defesa do ensino público! Batalha que está apenas começando.

A mobilização de ontem começou com uma grande manifestação de estudantes secundaristas saindo às 7h00 da manhã do Colégio Branca da Mota! Com apoio do DCE, mais de 100 estudantes marcharam até o colégio João de Faria Pioli, e de lá, para a UEM. Na universidade, outro grupo de estudantes encerrava uma vitoriosa aula pública com apoio dos professores da Pedagogia e Geografia no auditório da BCE. Os que frequentavam o evento imediatamente vieram ao encontro dos estudantes secundaristas, levando a um momento histórico de profundo simbolismo, quando os dois blocos, secundarista e universitário, encontraram-se na rua, e na luta, em frente a universidade!

Então, com mais de 400 pessoas reunidas, o bloco marchou para a Praça Raposo Tavares, onde concentravam-se 1000 professores e estudantes. A manifestação seguiu massiva até a prefeitura, que foi tomada de assalto pelos estudantes combativos!

Dando sequência à luta, realizamos uma oficina de faixas e cartazes durante a tarde comandada pelo centro acadêmico de artes visuais. Com tudo pronto, fomos para a 3ª e última manifestação do dia. As 19h00, cerca de 500 tomaram parte de uma contundente marcha organizada pelo DCE. Saindo do RU da UEM tomamos as ruas até o terminal urbano, e de lá novamente para a universidade, pelo caminho o barulho dos rojões e gritos de guerra era correspondido com buzinas e acenos por quem estivesse na rua. O apoio a causa foi absoluto! Das sacadas dos prédios, de dentro dos carros, nos ônibus e nas ruas, a população de Maringá demonstrou que está do lado da luta.

Ratinho Jr e sua laia de corruptos e capachos pode ter aprovado a privatização em sua votação farsesca. A nós não importa. Não reconhecemos sua legitimidade para tal, tampouco reconhecemos qualquer medida aprovada sem consulta ou consentimento da população! A luta está apenas começando. Em breve se espalhará por todo o estado e todo o Brasil! Barraremos a privatização e com ela vamos arrastar também o criminoso Novo Ensino Médio!

Deixe um comentário