Foi realizado no dia 16/06 no Centro de Convivência da UFSC o Pré-ENEPe. O evento buscava desenvolver a discussão com a delegação e trazer os debates do 43° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) para a região.
Com a Mesa sendo composta por uma representante da Executiva Catarinense de Estudantes de Pedagogia (ExCEPe); a professora doutora Jocemara Triches, presidente do Fórum de licenciatura; e uma representante do Jornal A Nova Democracia (AND), o evento conseguiu alcançar estudantes de inúmeros cursos.
A mesa iniciou com a fala da representante da ExCEPe, que focou em relacionar a luta pela educação com o antiimperialismo, ressaltando como todos os principais ataques feitos contra nossa educação são fruto dos interesses dos países imperialistas no Brasil, mantendo o povo numa condição de obscurantismo e lucrando com a privatização da educação. A fala foi finalizada defendendo que a luta do campo é a ponta de lança na luta antiimperialista no nosso país, sendo nosso dever como estudantes apoiá-los.

A representante do AND trouxe uma análise da situação política internacional, demonstrando a decadência do sistema imperialista, que como forma de lidar com a crise precisa aprofundar cada vez mais a expropriação dos países oprimidos por meio de guerras de rapina. Denunciando o caráter terrorista dos EUA, a fala tratou do discurso que defendem um suposto narcoterrorismo na América Latina, utilizado historicamente para justificar suas intervenções militares, nos mantendo apenas como parte do seu quintal.
Com a fala da professora Jocemara foi aprofundado como os ataques à educação são aplicados nas universidades e sua origem, criticando como organizações internacionais intervém ativamente sobre nossa educação. Ela defendeu a pedagogia como ciência da educação e reconheceu que a defesa da docência como base do curso pela LDB de 2006 serviu diretamente para sua fragmentação. Mantendo uma formação extremamente insuficiente do curso, onde não se formam professores, pesquisadores, nem gestores de qualidade, relegando o papel de se aprofundar para pós-graduação.
Com o fim das falas foi aberto o espaço para perguntas e intervenções onde os estudantes presentes aprofundaram o debate, e o evento foi finalizado em grande ânimo com os presentes bradando:
VIVA O JÁ VITORIOSO 43° ENEPe!
VIVA A EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!
CRESCE, CRESCE POR TODO O BRASIL,
O NOVO MOVIMENTO COMBATIVO ESTUDANTIL!