Após intensa pressão, a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se comprometeu a fazer o possível para garantir transporte para o 43° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe). No dia 19 de junho, uma comissão de estudantes partiu às 13h do Centro de Educação (CE) em direção à reitoria, reunindo-se com a chefe de gabinete e com a vice-reitora. Os estudantes conquistaram a assinatura de um termo em que a reitoria garantiu que está ciente da mobilização para o 43° ENEPe e se compromete a fazer o possível para a ida da delegação da UFPB.
A reitoria tergiversou de inúmeras formas para não assinar o documento. Chegando ao prédio, a comissão se reuniu com a chefe de gabinete, que alegou que não assinaria pois o ofício estava impresso e, assim, prejudicaria o meio ambiente, e pediu que se encaminhasse o documento digitalmente para assinar posteriormente. Ao ver que os estudantes não cederiam, a chefe assinou grifando apenas que recebeu o ofício, sem se comprometer. Por fim, sem opção, alegou que apenas a reitora ou vice-reitora poderiam assinar, mas que nenhuma das duas se encontravam no prédio, momento em que um estudante afirmou que havia visto a vice-reitora há pouco tempo no corredor, calando a chefe de gabinete. Após a chefe se desmoralizar diante dos estudantes, a comissão se reuniu com a vice-reitora e conquistou a assinatura do termo.

Ofício entregue pelos estudantes. Foto/ExNEPe
O documento explica o 43° ENEPe e destaca sua importância para a totalidade da comunidade acadêmica: “Diante da importância do 43° ENEPe para a comunidade acadêmica, especialmente para estudantes e professores de pedagogia e demais licenciaturas, é imprescindível o envio de uma delegação da UFPB ao evento. Tanto mais, diante dos recentes cortes de verbas que a nossa universidade sofreu, considerando que o cenário de sucateamento da educação pública será debatido no evento, torna-se claro que a participação nele servirá à totalidade da comunidade acadêmica”. Em seguida, cobra que a reitoria esteja ciente da mobilização para o 43° ENEPe e se comprometa a fazer o possível para a ida da delegação da UFPB ao evento.
Antes da partida da comissão da Praça do CE, os estudantes estenderam uma faixa com a consigna Queremos Ônibus para o 43° ENEPe! e realizaram uma agitação explicando a luta pelo transporte e afirmando que os estudantes da UFPB lutariam com o mesmo espírito dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que recentemente ocuparam os blocos K e L da Administração Central, no campus Butantã. Em seguida, entregaram panfletos convocando para a comissão.

Parte dos estudantes da comissão esperando reunião com chefe de gabinete. Foto/ExNEPe
Enquanto esperavam a reunião com a chefe de gabinete, os estudantes realizaram a leitura de notícias recentes que a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) publicou em seu site, inteirando-se da situação política atual do curso de pedagogia. Após saírem da reitoria, os estudantes fizeram uma rodada de fala na qual reafirmaram que apenas com luta conquistariam o transporte e garantiram que voltariam à reitoria, após o feriadão de São João, “mais fortes e mais preparados”, afirmou um estudante.
A ida da comissão se insere na ampla mobilização que os estudantes da UFPB estão realizando para o 43° ENEPe. Nos dias 16/06 e 17/06, um cinedebate sobre a luta combativa no curso de pedagogia mobilizou dezenas de estudantes no CE em um total de quatro sessões. No dia 12/06, os estudantes divulgaram amplamente a Carta-Convite do 43° ENEPe no CE, fixando-as nas grades de todas as salas de aula de pedagogia do centro.