[RO] 23 de novembro! Ocupação do RU da UNIR revive a greve de 2011!

No último dia 23 de novembro, dezenas de estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ocuparam o restaurante universitário, exigindo sua imediata abertura para servir os mais de 10.000 alunos desta que é a única universidade federal do país sem um RU funcionando. A ocupação veio após um processo massivo de assembleias de cursos e assembleia geral, dirigidos diretamente pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) que encampou a luta por mobilizar os alunos na conquista do restaurante.

A construção do restaurante universitário da UNIR é uma conquista da histórica greve de 2011, que exatos 12 anos atrás, em 23 de novembro, terminava após 56 dias de ocupação da reitoria. Este processo massivo de luta mobilizou milhares de estudantes, professores e a comunidade em defesa da universidade, sucateada por anos de má gestão de sucessivas reitorias. O reitor à época, Januário do Amaral, era um notório corrupto, apadrinhado pelo ex-governador de Rondônia Valdir Raupp (PMDB). Após este se recusar a negociar com os ocupantes e promover uma campanha de terror contra o movimento estudantil, criminalizando e atacando a ocupação com policiais federais e jagunços armados durante semanas a fio, a pauta principal da greve passou a ser a renúncia do reitor, que foi atingida em 23 de novembro de 2011. Desde então este dia é reconhecido como o Dia Nacional de Lutas dos Estudantes de Pedagogia, devido a dimensão da participação deste curso na greve a sua importância na formação da ExNEPe.

Após anos sem concretizar a construção do RU esta finalmente foi retomada e completada em 2022, devido a grande pressão do movimento estudantil da UNIR, todavia até hoje o prédio se encontra fechado e sem operação. Com isso milhares de estudantes são obrigados a se virar para alimentarem-se num campus isolado da cidade e sem serviços de alimentação próximos. O resultado óbvio disso é a evasão de muitos estudantes que, sem nenhuma política de assistência relevante não podem frequentar a universidade.

A decisão corajosa dos estudantes a UNIR, liderados pelo DCE, reflete o melhor espírito da juventude brasileira, o mesmo que imbuiu os vitoriosos ocupantes de 2011 e que permeia todas as lutas do movimento estudantil desde então! Sem dúvidas esta será uma luta vitoriosa! A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia saúda o Diretório Central dos Estudantes da UNIR, todos os centros acadêmicos e entidades democráticas que tomaram para si esta tarefa e todos os alunos envolvidos na mobilização e ocupação do Restaurante Universitário e deposita neles sua total confiança e admiração!

Viva a ocupação do Restaurante Universitário da UNIR!

Viva o movimento estudantil classista e combativo!

Viva o dia 23 de novembro!

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia,

Curitiba. 24 de novembro de 2023.

Deixe um comentário