[PR] Pós-FoNEPe na UEM Maringá

Nos dias 28 e 29 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá, ocorreu o Pós-Fonepe, realizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPed) e pela Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) com programação nos períodos da manhã e da noite, a fim de contemplar todos os estudantes do curso.

O evento teve início na terça-feira, dia 28, às 19h40, no Auditório 29 de Abril, com uma mesa-redonda cujo tema foi “Resolução 04/2024 e os ataques à formação do pedagogo e pela valorização da profissão”. A atividade contou com a participação da Profa. Dra. Gisele Masson, membro da ANFOPE e docente da pós-graduação em Educação; da psicóloga Araceles Frasson; e do Prof. Lucas Santi, secretário de formação da ExNEPe. O debate abordou as mudanças impostas pelo CNE, seus impactos diretos sobre a formação profissional e sobre a sociedade, bem como a necessidade de mobilização ampla de todas as licenciaturas, e até mesmo dos bacharelados, de forma combativa diante desse cenário.

No dia seguinte, 29 de outubro, às 7h e às 19h40, no mesmo auditório, foram realizadas outras duas mesas, com o tema “Em defesa da infância! Como agir e lidar com situações nas escolas”. Participaram representantes do Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões (GEDFAMS) e a estudante de Pedagogia Giovana dos Santos Benites, com o objetivo de discutir como, enquanto pedagogos, formados e em formação, devemos e podemos atuar diante de casos de assédio ou qualquer forma de violência que envolvam crianças no ambiente escolar.

Ainda na quarta-feira, após o encerramento das mesas, ocorreram confraternizações com os estudantes no espaço situado na saída do Auditório 29 de Abril. A atividade contou com ampla oferta de alimentos e sucos preparados pelo CAPED, além de músicas populares, decorações e uma banquinha do jornal A Nova Democracia, que acompanhou e participou do evento todos os dias, do início ao fim.

PEDAGOGIA É UNIÃO, NÃO DEIXA O MEC ACABAR COM A EDUCAÇÃO!

Deixe um comentário