[MA] Estudantes elevam a luta em defesa do Passe Livre Estudantil na cidade de São Luís! 

No final do ano passado, a cidade de São Luís – MA, além da eleição para prefeito e vereador, também foi palco de um plebiscito sobre o tema do passe livre estudantil. Apesar de quase 90% dos votantes terem dito “sim” ao direito de gratuidade dos estudantes no uso do transporte público na capital, o Prefeito de São Luís, que recebeu menos votos do que o próprio passe livre, tem se achado no direito de negar a implementação desta política pública tão importante para a vida dos estudantes.

O Passe Livre é uma demanda histórica do movimento estudantil, e o plebiscito apenas confirmou a óbvia necessidade do povo. Ainda assim, apenas o plebiscito não é suficiente. Onde o passe livre foi conquistado, houve luta! Não se pode deixar a esperança de conquistar uma demanda estudantil tão importante nas mãos de políticos que só cumprem as agendas que lhes convêm!

Por isso, os universitários e secundaristas independentes e combativos, entre eles, estudantes organizados na Executiva Maranhense de Estudantes de Pedagogia, vanguardearam uma grande mobilização no primeiro mês do ano para convocar os estudantes às ruas em defesa do Passe Livre estudantil! A mobilização contou com três plenárias em escolas e universidades, formando em cada local onde passavam comitês de mobilização em defesa do Passe Livre Estudantil. Foram feitas dezenas de passagens em sala, agitando os alunos a participarem das plenárias, culminando com a convocação para uma manifestação em frente à Câmara Municipal, onde ocorreria a votação do orçamento de 2025.

No dia 03/02, os estudantes independentes realizaram uma grandiosa agitação com uma oficina de cartazes no IFMA do Centro Histórico e depois desceram para a Câmara Municipal, enquanto todas as juventudes estudantis se encontravam fora da cidade, voltando da Bienal da UNE, evento que, como sempre, segue sendo um espaço para validar as posições de juventudes que aplicam integralmente os planos do MEC, sem qualquer confrontação.

Com toda a energia e ímpeto, os estudantes puxaram palavras de ordem incansavelmente durante toda a votação, fazendo-se ouvir mesmo da recepção, visto que foram impedidos de entrar na galeria. Devido à pressão dos estudantes presentes, convidaram uma comissão para falar na tribuna e, com muita demagogia, aprovaram uma emenda que destina 21 milhões ao Passe Livre Estudantil, valor insuficiente e que tende a ser vetado pelo prefeito.

Os estudantes não se iludem com o jogo de politicagem desses políticos, que buscam reservar uma quantia significativa aos empresários e traficar os interesses estudantis em busca de prestígio pessoal! Por isso, foi organizada uma agenda de mobilizações com a intenção de massificar e elevar a luta em defesa da implementação do passe livre ainda este ano na cidade de São Luís!

Deixe um comentário