[PE] Vitorioso Pré-ENEPe é realizado no Centro de Educação na UFPE!

No dia 09 de junho, mais de 50 estudantes estiveram presentes na aula pública de tema “Pela defesa da escola e universidade públicas, revogar o “Novo” Ensino Médio!”, organizado por estudantes independentes de pedagogia da UFPE em parceria com o Comitê Independente de Lutas Contra o “Novo” Ensino Médio (COMILNEM), como forma de mobilizar e preparar os estudantes do Centro de Educação (CE) para os debates que ocorrerão no 42° Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe).

O Pré-ENEPe foi a única atividade política verdadeiramente combativa promovida no Centro de Educação em anos, e representou um grande avanço para a reconstrução da luta estudantil no curso de pedagogia!

Diante do imobilismo em que se encontra o curso de pedagogia, causado pela atuação da UJS/PCdoB na gestão anterior no Diretório Acadêmico “Mais Paulo Freire”, os estudantes sentiram a necessidade de promover um evento a fim de retomar o histórico de luta política dentro do CE e trajetória de luta de Remís Carla, importante combatente do povo que teve seu nome apagado do DA pelos oportunistas.

O Movimento Todas as Vozes, apelidado ironicamente pelos estudantes de Todas as Vozes da Reitoria/Algumas Vozes, cabeça da gestão Mais Paulo Freire no DA de Pedagogia Remís Carla, junto com a diretoria do CE e Reitoria formam a tríade do oportunismo gerido pelo PCdoB que tenta barrar a todo custo a luta dos estudantes na UFPE. 

A diretoria do centro não mediu esforços para sabotar a mobilização dos estudantes; negou a utilização do auditório e anfiteatro sobre justificativas diferentes para as pessoas que solicitaram o local para sediar o evento. Enquanto a Reitoria ignora há mais de um mês a solicitação de um transporte para garantir a ida da delegação recifense para o 42° ENEPe em Maringá.

Mas conhecendo já as práticas antidemocráticas da direção, uma vez que esta já havia boicotado a assembleia de deflagração de greve estudantil dentro do curso de Pedagogia, os estudantes não deram um passo atrás, mantiveram sua altivez e convocaram todos os estudantes de pedagogia e licenciaturas para o evento, por meio de cartazes, panfletos e passagens em sala no primeiro dia de volta às aulas pós-greve (08/07).

O Pré-ENEPe foi organizado em formato de aula pública com o tema “Pela defesa da escola e universidade públicas, revogar o “Novo” Ensino Médio!”, com participação de mais de 50 estudantes secundaristas, de pedagogia e licenciaturas da região metropolitana de Recife.

No início, foi explicado o que é o ENEPe e sua importância para a reconstrução do movimento estudantil no Centro de Educação, as lutas travadas com a Universidade para o envio de uma delegação para o encontro, e o que é a ExNEPe.

A mesa foi composta por uma representante do curso de pedagogia, expondo as implicações da BNC-FP, BNCC e NEM na formação e carreira de docentes, um representante do COMILNEM, ressaltando a importância da organização independente dos estudantes para derrubarem todo tipo de ataque à educação pública e gratuita brasileira, e uma professora do departamento de ensino e currículo que cedeu sua sala e horário de aula para o acontecimento do evento.

Após o debate, os estudantes de pedagogia fizeram oficina de confecção de camisas/objetos como forma de arrecadar fundos para assegurar a ida dos estudantes de Recife ao ENEPe.


RUMO AO 42º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!

Deixe um comentário