No dia 12/12, cerca de 100 estudantes amazonenses de pedagogia compareceram ao histórico 1° Encontro Amazonense de Estudantes de Pedagogia, ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus. A atividade marcou uma retomada do movimento estudantil combativo no curso de pedagogia e motivou dezenas de estudantes a construírem, direta ou indiretamente, sua entidade representativa, assim como redobrarem seus esforços na luta pela revogação imediata do “Novo” Ensino Médio.


Mesa de Abertura
A mesa de abertura contou com uma estudante de pedagogia, representando a Comissão Organizadora e a Frente Contra o NEM – Manaus, assim como um representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia.
Na fala, os dois estudantes saudaram a construção histórica desse evento e rememoraram toda a intensa mobilização que os levou até aquele momento, onde os estudantes amazonenses puderam, pela primeira vez, integrar-se à entidade mais combativa do movimento estudantil brasileiro.
Mesa 01: Situação Política
A primeira mesa, de temática de Situação Política, tendo enfoque especial na Situação Internacional, contou com um representante do Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia, onde o mesmo relatou sobre a cobertura criminosa que os monopólios de imprensa fazem de toda e qualquer luta popular de povos oprimidos em todo o mundo.
O representante do AND afirmou também que as crescentes tensões políticas mundiais e o aumento da resistência das massas populares não são nada mais do que sinais claros da decomposição do imperialismo e da abertura de uma nova era de revoluções mundiais, e que os estudantes deveriam tomar parte ativa nesses acontecimentos históricos.
Em seguida, a professora doutora da Faculdade de Educação, Gisele Sifroni, contribui também com o debate descrevendo como se dá a política do imperialismo para abocanhar os territórios em todo o mundo, mas em especial no Brasil, onde ele avança a passos largos no coração da Amazônia.
Por fim, a representante da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, Jade Yacub, fez uma efusiva defesa da fibra moral do povo palestino que, há quase oito décadas, resiste de forma brava e se recusa a se render ao fascismo sionista. Foram transmitidos também vídeos demonstrando os constantes e cruéis crimes de guerra da entidade sionista.
A mesa se encerrou com os palestrantes e estudantes entoando a todo pulmão palavras de ordem tais como:
DO RIO AO MAR, PALESTINA LIVRE JÁ!
ESTADO DE ISRAEL, ESTADO ASSASSINO, E VIVA A LUTA, DO POVO PALESTINO!


Mesa 02: Com Greve de Ocupação, barrar o Sucateamento das Universidades Públicas, o Corte de Verbas e o Novo Ensino Médio
A principal mesa do evento contou com a participação da professora doutora da Faculdade de Educação da UFAM, Silvia Conde, uma das principais mobilizadoras da Frente Contra o NEM – Manaus, onde a mesma fez um apanhado das inúmeros reformulações cínicas que o governo tenta fazer para passar, de toda a forma, o Novo Ensino Médio enquanto realidade na educação pública brasileira.
Na ordem da mesa, um professor da rede pública, representando o sindicato dos professores e pedagogos de Manaus, trouxe sobre a realidade de implementação do NEM dentro das escolas públicas da região, trazendo também um parecer sobre a absoluta falta de democracia que impera na rede pública a nível municipal e estadual.
Por fim, finalizou-se a mesa principal com uma combativa fala do representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, onde se colocou historicamente sobre os sucessivos cortes de verbas e precarizações no ensino público durante os vários governos de turno. Em sua fala, o estudante apontou também o caminho da luta estudantil enquanto a Greve de Ocupação, ilustrando com os inúmeros exemplos de greves estudantis que aconteceram inspiradas pela ExNEPe.
Inspirados pelas falas, os estudantes de pedagogia amazonenses trouxeram inúmeras perguntas sobre como ocupar as universidades e descreveram suas situações locais de precarização da universidade. Finalizou-se a mesa com as palavras de ordem:
A NOSSA LUTA, UNIFICO! É ESTUDANTE JUNTO COM TRABALHADOR!
AVANTE, AVANTE, AVANTE JUVENTUDEA LUTA É O QUE MUDA, O RESTO SÓ ILUDE!



Plenária Final
Durante a plenária final, foi debatido e aprovado um combativo Plano de Lutas para a entidade a ser aplicado pelos estudantes até o ano que vem. Foi também eleito, por voto direto, a primeira gestão da Executiva Amazonense de Estudantes de Pedagogia, composta por 6 estudantes.
Durante a fala final, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia agradeceu a todos os palestrantes, ouvintes e estudantes de pedagogia que compareceram no evento e saudou o assumimento da responsabilidade da construção dessa entidade.
A Comissão Organizadora do evento, assim como a Frente Contra o NEM – Manaus também saudaram essa construção com a perspectiva extremamente positiva, da construção de um novo salto na luta dos estudantes no estado do Amazonas.
Finalizou-se o evento com grandes aplausos e o público entoando a consigna:
CRESCE, CRESCE, POR TODO O BRASIL:
O NOVO MOVIMENTO COMBATIVO ESTUDANTIL!
VIVA O HISTÓRICO 1° ENCONTRO AMAZONENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!
A ExNEPe É PRA LUTAR! O IMOBILISMO NÃO VAI NOS SEGURAR!