No dia 25 de outubro, 80 estudantes de pedagogia e licenciaturas de Curitiba, Laranjeiras do Sul, Maringá, Santa Catarina e Rio Grande de Sul, realizaram o vitorioso 29° Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia! O evento ocorreu no anfiteatro 700 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo organizado de forma independente por estudantes da própria universidade.
Mesa de Abertura
Na mesa de abertura, os integrantes da mesa apresentaram o cronograma e convidaram todas as delegações para que cada uma se apresentasse e contasse brevemente a situação de cada local. Foi uma mesa extremamente revigorante, pois todos estavam com o ânimo elevado para o encontro mesmo após mais oito horas de viagem. A Comissão Organizadora também se apresentou, convidando todos a participarem das comissões com cada responsável (Política e Organizativa, Logística, Propaganda e Ornamentação, Alimentação e Limpeza).











Mesa de Situação Política
A mesa de situação política contou com a participação da jornalista e escritora Cassiana Pizaia – que possui uma variedade grande de livros infantis que retratam sobre a vida nos países do Oriente Médio, além da jornalista possuir muita experiência na luta por um jornalismo democrático e anti-imperialista no país- e também com a participação do Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia. A jornalista trouxe um bom histórico sobre a Resistência Palestina e a agressão imperialista executada pelo Estado Sionista de Israel, contextualizando a situação política na região local, e trazendo sobre o papel do monopólio da mídia imperialista na perpetração da história falsa e na legitimação dos ataques imperialistas. Ressaltou também como o povo palestino vem se organizando da melhor forma para resistir e tem tido importante triunfos contra todo esse cerco.
O Comitê do Jornal A Nova Democracia também denunciou o papel do monopólio da mídia e explicitou que os países imperialistas avançam belicamente sobre suas semicolônias porque o imperialismo vive sua crise mais intensa, fazendo com que os povos oprimidos de todo o mundo cada vez mais se levantem em defesa da justa libertação nacional. Após as duas falas das companheiras, a mesa abriu para que todos pudessem tirar dúvidas e contribuírem no debate. Todas as falas trouxeram elementos enriquecedores para o debate, agregando mais informações para todos os participantes.





Mesa sobre o Novo Ensino Médio
A mesa sobre o Novo Ensino Médio contou com a participação da Doutora Mônica Ribeiro – coordenadora do Observatório do Ensino Médio e a maior referência sobre o assunto no campo da educação, lutando há décadas contra a precarização do Ensino Público -, de uma estudante secundarista do local e do estudante de pedagogia Antônio Nogueira – presidente da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia.
A professora Mônica Ribeiro trouxe todo o histórico da precarização do ensino médio no país, mostrando com dados e informações acerca das diferentes leis e propostas que circularam o país, transparecendo quais são os grupos privatistas que sempre estiveram por trás dessas propostas para a educação básica. A doutora esmiuçou muito bem cada detalhe do Novo Ensino Médio e desmistificou toda a propaganda enganosa por trás do mesmo, desmascarando toda a precarização e privatização do ensino que a proposta incorpora. A estudante secundarista relatou como o Novo Ensino Médio já tem individualizado e jogado nas costas de cada estudante todos os problemas que a sociedade abrange com a inserção do “empreendedorismo” nas escolas. Explicou muito bem como isso destrói a consciência coletiva e esvazia o caráter de classe nas relações sociais. O presidente da ExNEPe detalhou como o modelo de precarização de ensino trazido para o Brasil com o Novo Ensino Médio, já foi aplicado em alguns países e está sendo aplicado em todo o mundo, esclarecendo como isso faz parte de uma dominação principalmente ideológica dos povos, mas também política e econômica. Explicitou como o Banco Mundial está por trás de todas essas políticas e o quão importante é o papel das mobilizações estudantis na luta democrática pelos direitos mais básicos.









Grupos de Discussão
Após a segunda mesa, foram separados sete grupos para que cada um desses debatesse sobre algum tema selecionado que estivesse presente nas duas mesas e depois apresentasse para apreciação e ponderação dos palestrantes. As discussões foram bem recheadas e todos os estudantes colocaram suas impressões sobre o conteúdo abordado, relacionando com elementos particulares da experiência de cada um. Com isso, todos os grupos retornaram para a plenária e sintetizaram o que foi discutido para depois finalizarem a mesa com as conclusões.
Um destaque especial para a ponderação final da professora Mônica, que afirmou que o mais importante é seguir no caminho correto e justo na luta pela educação, mantendo a postura de um educador que está ao lado do povo, pois muitas vezes os resultados da luta política não são imediatos mas aparecem ao longo do tempo com importantes vitórias.











Plenária Final
Na plenária final, foram apresentados pela direção da Executiva Paranaense uma série de moções que foram debatidas e aprovadas pelos estudantes, e também o Plano de Lutas da entidade até o ano que vem. Após muita discussão e acréscimo de informações por parte da plenária, o plano de lutas foi aprovado com unanimidade. Por fim, a mesa indicou titulares e suplentes de cada cidade para representarem a Executiva Paraense de Estudantes de Pedagogia até o próximo encontro, deixando livre para que mais pessoas da plenária pudessem compor a entidade caso tivessem vontade. Assim, foi eleito a nova diretoria da entidade estadual (Secretaria Executiva, Secretaria de Propaganda e Tesouraria), mas foi ressaltado que todos os estudantes que lutam de forma independente e com classismo, compõem e representam a entidade.




Cultural
Por fim, encerramos o encontro realizando atividades culturais com apresentação de peça teatral em solidariedade a resistência nacional palestina e musicas populares que alegraram nossa noite e logo depois organizamos e limpamos os espaços que foram utilizados para a realização do encontro.






VIVA O 29° ENCONTRO PARANAENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!
VIVA A ORGANIZAÇÃO INDEPENDENTE DOS ESTUDANTES!
ABAIXO O NOVO ENSINO MÉDIO!