[PR] Estudantes realizam cine-debate contra o ‘NEM’ em Curitiba.

No dia (01) foi realizado o primeiro cine-debate contra o NEM em que assitimos o filme “Não tem arrego”. A atividade contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas sendo estas estudantes secundaristas do CEP, IFPR, Manoel Ribas, e Colégio Estadual Bandeirantes. Teve participação também de estudantes de pedagogia, psicologia, biologia, professoras da rede básica de ensino, como também uma professora do setor de educação que liberou sua aula para que os alunos de pedagogia participassem da atividades.

O evento foi muito enérgico, pois os estudantes expressaram sua vontade de lutar com unhas e dentes em defesa do direito de estudar e aprender, de se lançar a organizar os estudantes para enfrentar essa criminosa reforma. Em todas as falas ressaltou a necessidade de seguir o caminho dos estudantes de Goiás que ocuparam suas escolas e conseguiram barrar a terceirização. Essa foi a perspectiva traçada pelos que estavam presentes e que foi reforçada com exemplos trazido por estudantes que vivenciaram as ocupações de 2016 no PR, e as mais recentes na UFPR, como a ocupação do RU em 2021, ocupação do prédio João José Bigarella em 2022, e a ocupação do bloco da psicologia na Santos Andrade em novembro do mesmo ano – além de outras ocupações vitoriosas realizadas no decorrer do ano passado. Também foi denunciado o papel nefasto do oportunimos imobilista representado pela UBES/UNE/UPES, que têm servido como camisa de força e agido por sabotar toda e qualquer manifestação de carater independente e combativo. Esses já colocaram muito bem que são favoráveis aos itinerários formativos e que não enxergam na greve de ocupação o caminho para revogação do NEM. Negam a história do movimento estudantil e afundam a mobilização justa na ilusão de aguardar que o governo resolva nossos problemas, sendo que o mesmo ja se posicionou estar comprometido com a aplicação do NEM.

Com palavras de ordem e faixas estendidas, o ânimo estava as alturas e com certeza de agora em diante as mobilizações seguirão firmes na pauta pela revogação completa e imediata do NEM!

VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS!

Deixe um comentário