[MG] Pós-FoNEPe sobre militarização e ataques à educação pública é realizado naFAE/UFMG!

No 21 de outubro, a Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia (ExMEPe) realizou, na Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG), o Pós-FoNEPe com o tema “Em Defesada Educação a Serviço do Povo: Barrar a Militarização e Demais Ataques com Greve de Ocupação!”. O encontro reuniu estudantes de licenciatura, professores e demais apoiadores.

O evento teve como eixo central o debate sobre a crescente militarização das escolas e os ataques estruturais que têm impactado diretamente a formação de professores, os cortes de verba e a autonomia universitária. Também foi discutido como esses processos estão relacionados à falta de soberania do país e à influência do imperialismo no desmonte da educação nas nações dominadas pelo imperialismo, como colocado pelo historiador João Carvalho, seguido das falas de movimentos sociais como a Frente de Luta Contra a Militarização das Escolas de Vespasiano, relatando a vitória sobre a medida nas escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Durante as falas, os estudantes destacaram a importância de ampliar a mobilização estudantil e fortalecer a greve de ocupação nas escolas e universidades em defesa de uma educação pública, gratuita, científica e voltada para as necessidades do povo.

Aproximando aos debates do 26° Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe), os estudantes puxaram palavras de ordem, assim como defenderam a linha combativa da Greve de Ocupação, tomando posição contra as medidas draconianas que, em específico na UFMG, recaem aos problemas dos prédios, como falta de iluminação, falta de papel higiênico, falta de professores e a precarização dos currículos.

Ao final, foram debatidas estratégias de enfrentamento às políticas de militarização escolar, indo para a prática, tomando posição pelas demais mobilizações contra os acordos de cooperação da universidade com a entidade sionista, apoio à luta pela terra, manifestando solidaeridade classista.

Deixe um comentário