[SC] Evento “Luta pela Terra em SC: A Retomada Laklãnõ-Xokleng Contra o Despejo em Três Barras” irá reunir ativistas, movimentos democráticos e estudantes na luta em defesa dos territórios indígenas ancestrais!

O Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia, a Executiva Catarinense de Estudantes de Pedagogia, o Movimento Maruí, a Frente Palestina Livre de Santa Catarina, o Centro Acadêmico Livre de Antropologia, a Educação Escolar Quilombola do Morro da Queimada e do Mocotó, o Centro Acadêmico Livre de Geografia da UDESC e o Grupo de Pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação — conjuntamente com a Retomada Jug Óg Pãn Txi — estão organizando o evento “Luta Pela Terra em SC: A Retomada Laklãnõ-Xokleng Contra o Despejo em Três Barras”, que ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 01/12. A atividade visa denunciar a situação de coação e violência sofrida pelos indígenas Laklãnõ-Xokleng em seu território ancestral retomado desde 2024.

Os moradores da Retomada, localizada no município de Três Barras, têm sofrido intimidações por membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que chegaram a adentrar o território acompanhados da Polícia Federal para tentar expulsar os indígenas da área. A reintegração de posse, movida pelo ICMBio desde 2024, busca manter a exploração de pinus na região da Retomada, garantindo que os lucros sejam revertidos ao próprio ICMBio e às prefeituras de Três Barras e Canoinhas. Como resposta a essa ação criminosa, lideranças Laklãnõ-Xokleng uniram-se ao Comitê de Apoio de AND e aos coletivos estudantis e populares para organizar o evento e fortalecer a propagandização da luta das retomadas indígenas em Santa Catarina.

Convidamos todos a se fazerem presentes e prestarem apoio a esta importante iniciativa em defesa dos territórios indígenas ancestrais e da justa luta pela terra em nosso país, cumprindo o dever histórico do movimento estudantil combativo e independente!

VIVA A RETOMADA JUG ÓG PÃN TXI!
VIVA A LUTA PELA TERRA DO POVO LAKLÃNÕ-XOKLENG!
VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL INDEPENDENTE E COMBATIVO!
TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!

Deixe um comentário