No último dia 17 de novembro, a Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) participou da mesa de abertura da Semana da Educação da UEPG. A mesa tinha como tema “Pedagogia para que?” e contou teve a participação de dois professores do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia (FORPPED), que trataram sobre adoecimento docente, explicaram sobre a pedagogia histórico-crítica e deram um apanhado a respeito de concepções teóricas da Pedagogia.


A intervenção da Executiva serviu para fazer uma defesa do Pedagogo Unitário como Docência – Pesquisa – Gestão, da compreensão da universidade em seu tripé Ensino – Pesquisa – Extensão. Tratou também de como o trabalho pedagógico é político e de como a Pedagogia deve funcionar através também de escolas populares, comitês sanitários/populares e na extensão servir ao povo, derrubando os muros da universidade.
Assim tratando também de colocar as escolas e universidades como trincheiras de luta. Isso à exemplo das questões locais, como é o caso de Parceiros da Escola, Militarização das Escolas, dos comitês sanitários que foram fundados na pandemia e da articulação dos companheiros de Laranjeiras do Sul que fundaram um comitê recente para ajudar os moradores de Rio Bonito com a recente catástrofe.
Compreendemos a Pedagogia como fundamental no movimento estudantil, assim como o movimento estudantil fundamental para a Pedagogia. Foi feito ao final da intervenção um convite para o próximo Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia (EPEPe), em Cianorte nos próximos dias 06 e 07 e para o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe), que será realizado no Maranhão no ano seguinte.
Para assistir a intervenção completa, acesse: