A Executiva Maranhense de Estudantes de Pedagogia (ExMAEPe) convoca todos os estudantes de Pedagogia e das demais Licenciaturas, Centros Acadêmicos, secundaristas, grêmios estudantis, professores e ativistas de todo o estado para construir o já vitorioso 13º Encontro Maranhense de Estudantes de Pedagogia (EMAEPe). O evento ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o tema “Em defesa do currículo científico e da profissão de Pedagogia”, reunindo mesas de debate, grupos de discussão e atividades culturais que reafirmam a centralidade da luta combativa, independente e profundamente enraizada nas necessidades do povo.
No Maranhão, a formação do pedagogo tem sido diretamente impactada pelos sucessivos ataques à educação pública: sucateamento das escolas e universidades; cortes de verbas que reduzem bolsas, pesquisas e estágios; privatização e terceirizações que fragilizam o caráter público da educação; e a militarização de escolas, que nega o papel emancipador da Pedagogia e impõe uma lógica autoritária ao processo educativo. Some-se a isso a precarização da formação docente, marcada por currículos esvaziados, redução de componentes científicos e desvalorização da pesquisa educacional. Esses ataques ameaçam a plena formação do educador no estado e exigem de nós uma resposta coletiva, organizada e à altura do desafio histórico que enfrentamos.
É por isso que o EMAEPe surge como um espaço estratégico de resistência e de construção política e acadêmica. Precisamos mobilizar todas e todos que defendem a educação pública para barrar o avanço de medidas que violam nosso direito à formação integral e comprometida com a realidade social maranhense. A ExMAEPe demonstra, ano após ano, que somente a luta independente e combativa é capaz de conquistar avanços e impedir retrocessos. Reafirmamos, portanto: seguiremos firmes pela defesa do currículo científico, da Pedagogia como campo de conhecimento científico e como instrumento de transformação social. Não recuaremos um milímetro na defesa intransigente de uma educação pública, gratuita, laica e verdadeiramente a serviço do povo do campo e da cidade.
Organize seu Centro Acadêmico, mobilize sua turma e venha construir este importante espaço de unidade e fortalecimento da formação dos pedagogos e pedagogas do Maranhão!
PEDAGOGIA É PRA LUTAR, O IMOBILISMO NÃO VAI NOS SEGURAR!
AVANTE, AVANTE, AVANTE JUVENTUDE, A LUTA É O QUE MUDA, O RESTO SÓ ILUDE!
VIVA O 13º ENCONTRO MARANHENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!

Programação
Sexta
14h – Credenciamento
16h – Mesa de abertura
17h30- Jantar
18h30 -20h30: Mesa de Situação Política
Sábado
9h – 12h: Do currículo às práticas pedagógicas: em defesa da profissão da pedagogia!
12h30 – 13h30: Almoço
14h – 16h: Grupos de discussão
16h30 – 17h30: GT como organizar nossa luta?
18h – 19h Cultural
19h – Jantar
Domingo:
9h – 10h Em defesa da profissão da pedagogia: mobilizar, politizar e organizar!
10h30 – 12h Plenária final