Reproduzimos matéria de Jornal A Nova Democracia
No dia 17/10, estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram uma combativa agitação na fila do Restaurante Universitário (RU) do Campus Canela, onde denunciaram o sucateamento generalizado da universidade pública.
A Organização Estudantil Conjuração Baiana (OECB) foi uma das organizações presentes na agitação, com o apoio do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACISO), do Diretório Estudantil de Arquitetura e Urbanismo (DEA) e do Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS).
Carregando uma faixa com as consignas “Derrotar o sucateamento da universidade pública com greve de ocupação!”, os estudantes presentes denunciaram às condições em que está sendo submetida a universidade pública.
Perante o sucateamento, os estudantes vêm sentindo a queda no número de fichas dos restaurantes universitários (RU) do Canela e de São Lázaro, atrasos crônicos nos auxílios-permanência e bolsas e mesmo uma ameaça de despejo de moradores no terreno da UFBA em São Lázaro, entre outros problemas.
Foram distribuídos cerca de 250 panfletos repercutindo as denúncias realizadas pelo megafone, onde os agitadores receberam vários testemunhos de estudantes sobre a situação em seus cursos e campi.
