[SP] Executiva Paulista de Estudantes de Pedagogia participa da SemCINat na USP

Realizou-se nesta quinta-feira (14), durante a Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH-USP, a mesa redonda “Em defesa de uma ciência comprometida com a transformação social, a independência e as lutas estudantis”. O debate contou com a presença da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia (EEEPe-SP), do Jornal A Nova Democracia (A.N.D) e do professor Caio Penko.

Na ordem, Caio Penko trouxe a reflexão sobre como o capitalismo molda a ciência, usando de exemplos resultados de inteligências artificiais (IA) e trouxe o questionamento: “Existe ciência popular sem revolução?” A companheira, representante da Executiva, reforçou a discussão dos ataques à área da Educação, com o N.E.M, a BNC-FP e a luta por um movimento estudantil combativo, independente e por uma universidade que sirva ao povo. A fala do jornal A.N.D, explica que o desenvolvimento da ciência é um reflexo da luta de classes, intimamente vinculado às históricas revoluções.

Assim, longe da neutralidade, a trajetória científica manifesta o conflito entre a apropriação do saber pela classe dominante, orientando o progresso técnico para a acumulação e seus esforços de controle da classe trabalhadora.

Deixe um comentário