[RS] Realizada vitoriosa oficina de cartazes na UFRGS contra a resolução nº04/2024!

No dia 18/09/2025,  dezenas de estudantes do curso de Pedagogia (Noturno) da UFRGS se mobilizam em repúdio à resolução do CNE/CP Nº 04/2024 após uma apresentação realizada no dia anterior pela COMGRAD (Comissão de Graduação) sobre a nova proposta de reforma curricular, que foi recebida pelas estudantes com uma avalanche de críticas, realizando assim uma vitoriosa confecção de cartazes em frente ao prédio da Faculdade de Educação (FACED). 

A reformulação do currículo representa uma adequação da formação dos universitários aos moldes da velha BNC-Formação de Professores, medida essa barrada após onda de mobilizações e ocupações estudantis, como também representa para o caso da Pedagogia noturna da UFRGS, que têm mais de 80% das estudantes que conciliam trabalho e estudo, o fechamento do curso noturno.

Faz parte desta contra-reforma a reestruturação do estágio obrigatório supervisionado em 400 horas presenciais de prática, que seria nesta “inovadora” proposta, obrigatória já desde o primeiro semestre do curso. Ficam a perguntas: que prática exatamente as estudantes que recém entraram no curso articulariam sem o devido embasamento teórico? E principalmente como conciliariam trabalho e estudos? Nestas condições as estudantes que trabalham não conseguirão manter seus estudos pois a universidade não possui o apoio institucional para permanência necessário.

Além de todo o processo de elaboração do novo currículo ser feito dentro dos gabinetes sem o devido debate com as estudantes, este nefasto “novo” currículo tem a previsão de ser implementado já no mês de dezembro deste ano.

Apenas a mobilização estudantil tem o poder de barrar esta decisão! Como já se tem mostrado, as estudantes de Pedagogia do noturno não aceitarão essas medidas de cabeça baixa!

Deixe um comentário