Ontem, terça-feira, 16/09, fomos surpreendidos por um GRAVE CRIME DE CALÚNIA E DIFAMAÇÃO cometido pela Chapa 01 (AFRONTE/DCE). Por meio de uma nota MENTIROSA E SEM NENHUMA PROVA, em sua página no Instagram. Eles acusam um apoiador de nossa chapa (fiscal da Chapa 2 “Pedagogia é pra Lutar!”) de ter ameaçado de morte por “arma de fogo” um membro da Chapa 01! Será que eles acham mesmo que alguém SÉRIO acreditaria numa mentira tão ABSURDA e FANTASIOSA, que beira ao DELÍRIO? Quem viu ou ouviu essa suposta ameaça? Quem teria coragem de sustentar isso perante a justiça? O companheiro “Gaúcho”, Gustavo Ritter Nitsch, estudante de licenciatura em Letras (que eles não tiveram a coragem de mencionar o nome em sua nota porque sabem estar cometendo crimes de CALÚNIA E DIFAMAÇÃO) é um estudante amplamente conhecido e respeitado pela comunidade acadêmica da FaE e da UFMG pela sua participação ativa no movimento estudantil em defesa dos interesses dos estudantes, contra os cortes de verba, em defesa da assistência estudantil, dos vendedores ambulantes da FaE, em solidariedade ao povo palestino e em apoio à luta pela terra dos camponeses, quilombolas e indígenas. Está claro para todos QUE QUEREM VER que se trata de uma MANOBRA OPORTUNISTA que tem por objetivo IMPEDIR QUE NOSSA CHAPA CONCORRA AS ELEIÇÕES. Tanto é que, poucas horas após a publicação da referida nota MENTIROSA, membros do AFRONTE/DCE, que aparelharam a “junta eleitoral”, publicaram na página do Instagram do D.A. da FaE uma nota ameaçando IMPUGNAR nossa Chapa 2 “Pedagogia é pra Lutar!”.
A Chapa 1 (AFRONTE/DCE) está desesperada, COM MEDO DE PERDER A GESTÃO DO D.A da FaE, entidade essa que está sob o controle dessa força política desde 2018 e que NÃO FAZ NADA pelos interesses dos estudantes. Perguntamos: quantas vezes essa gestão passou nas salas de aula propondo realizar assembleias, manifestações e atividades acadêmicas, culturais, etc., na FaE? O que nesses MAIS DE 6 ANOS as gestões do D.A. da FaE aparelhadas pelo AFRONTE/DCE fizeram DE CONCRETO para defender nossos interesses? O que fizeram pela iluminação da FaE? O que fizeram pela cantina? O que fizeram pelo Xerox? O que fizeram pela biblioteca? O que fizeram pela assistência estudantil? O que fizeram contra os cortes de verbas? O que fizeram contra o “Novo Ensino Médio”? O que fizeram contra a BNCC, etc, etc e etc.? NADA, NADA e NADA!!!
Chega de mentiras! Chega de fofocas e picuinhas! Chega de baixarias! Chega de vitimismo barato! Chega de tentar fazer da eleição de NOSSA ENTIDADE uma “briga de torcidas”, do “nós contra eles”. Quem assistiu aos debates, convocados de última hora e quase sem nenhuma divulgação pela junta e Chapa do DCE/AFRONTE, sabe muito bem do que estamos falando! Vamos aos fatos: Não ocorreu nenhuma ameaça! O que está acontecendo é a tentativa de encobrir a sua INCOMPETÊNCIA tentando criar uma falsa polêmica. Eles querem fugir do debate político e dos problemas concretos dos estudantes!
Essa é uma artimanha típica de reacionários da extrema direita que os covardes do DCE juram combater. Na prática, imitando os bolsonaristas, a Chapa 1 (AFRONTE/DCE) criou o seu próprio “GABINETE DO ÓDIO” para espalhar FAKE NEWS. Curiosamente, ESSA CALÚNIA DA CHAPA DO AFRONTE/DCE foi publicada um dia após TODOS NOSSOS CARTAZES DE CAMPANHA terem sido arrancados do prédio novo da FaE e nossa chapa ter requerido as imagens das câmeras de segurança (o que até o momento não nos foi fornecido pela direção da FaE). Seria uma coincidência? Cadê as imagens daqueles que arrancaram nosso material?!
Convocamos todas e todos estudantes comprometidos em conquistar uma universidade pública, gratuita e a serviço do povo a repudiarem ESSES CRIMES DE CALÚNIAS E DIFAMÇÃO! Convocamos as e os estudantes da FaE a combater o VELHO MOVIMENTO ESTUDANTIL representado pela paralisia e imobilismo que predomina na nossa entidade a mais de 6 anos! Conclamamos TODAS E TODOS ESTUDANTES a contribuir com a construção de um NOVO e VERDADEIRO MOVIMENTO ESTUDANTIL na FaE conhecendo as nossas propostas e fortalecendo a Chapa 02 “Pedagogia é pra Lutar!”.
Belo Horizonte, 17/09/2025
Chapa 02 – “Pedagogia é pra Lutar”