A ExNEPe esteve presente no II Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED), organizado pela Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed), realizado entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, na Faculdade de Educação da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.

No primeiro dia, o evento teve início com a Cerimônia de Abertura e uma Apresentação Cultural, seguida da mesa “A Pedagogia como Ciência da Educação: trajetórias, influências e confluências no tempo presente”, com a presença ilustre dos professores Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Maria Amélia Santoro Franco e Selma Garrido Pimenta. Em sua fala, o professor Saviani ressaltou a importância da Executiva Nacional e de seus eventos nacionais na defesa da Pedagogia como Ciência da Educação. O reconhecimento vindo de um grande intelectual da área da educação como Saviani mostra o papel central que a ExNEPe tem cumprido nos últimos anos como entidade nacional que está na linha de frente das lutas contra os ataques à educação e em defesa da formação científica do pedagogo.

Ao longo do evento montamos uma banquinha de vendas, na qual oferecemos paçocas, kits com a ecobag do 26º FoNEPe e folhetinhos apresentando os princípios e a atuação da ExNEPe. Além da propaganda de nossas bandeiras, pudemos aproximar estudantes e pesquisadores da entidade e seguir dando mostras de nossa independência com nossa autossustentação, marca da ExNEPe!



No segundo dia, ocorreram quatro mesas simultâneas. As Executivas Estaduais e os Centros Acadêmicos se dividiram para garantir participação ativa em todas, realizando falas e intervenções. Após o almoço, houve a sessão de apresentação de trabalhos, na qual também intervimos com contribuições importantes.

Ao fim da tarde do segundo dia, participamos do Encontro de Estudantes de Pedagogia que era parte da programação do evento. Nele, as(os) estudantes presentes trouxeram vários relatos de denúncias da situação precária de suas universidades e desafios para permanecer. A intervenção dos companheiros da ExNEPe foi riquíssima, ao relatar também os problemas onde estudam mas trazer as experiências de luta e organização da ExNEPe para transformar a realidade. Todos se animaram em conhecer mais a ExNEPe e participar de seus encontros nacionais e regionais.
No mesmo horário, também ocorreu um Encontro de Entidades e Fóruns de Pedagogia e Educação, no qual participamos e fizemos uma intervenção importante em nome da ExNEPe convocando as entidades a lutarem contra as resoluções impostas pelo CNE e tubarões da educação, reforçando a necessidade de resistência para defender nossa formação e profissão.
Em ambos os espaços, reforçamos a importância das lutas que temos travado nacionalmente em defesa do ensino público, gratuito e a serviço do povo, além de convocarmos os estudantes e entidades a se somarem às mobilizações, apresentando o plano de lutas aprovado no histórico 26º FoNEPe.


À noite, a ExNEPe esteve na mesa “Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia e o perfil profissional da/o pedagoga/o: história e (des)caminho”, realizada no dia 28/08, com a presença de nossa atual presidente, Ana Caroline Ribeiro da Mota. Também compuseram a mesa as professoras Giseli Barreo da Cruz (UFRJ) e Jocemara Triches (UFSC), mediada por Dayse Lago Miranda (UEB). Em sua fala, a companheira Ana fez uma defesa firme da formação científica na pedagogia, do pedagogo unitário, além de apontar a unidade necessária entre estudantes, docentes e pesquisadores na luta pela revogação da resolução 04/2024 e do NEM.

A participação da ExNEPe no II SENPED só reafirmou o papel da ExNEPe como a principal entidade estudantil brasileira de pedagogia, reconhecida nacionalmente pela sua combatividade. Saudamos a REPPED pela realização de seu seminário nacional com debates e temas muito importantes para a pedagogia, principalmente em sua defesa da Pedagogia como Ciência da Educação, e agradecemos sinceramente o convite a trazer nossas contribuições no debate sobre as Diretrizes Curriculares da Pedagogia.
PEDAGOGIA É UNIÃO NÃO DEIXA O MEC ACABAR COM A EDUCAÇÃO!
SOU PEDAGOGO, SOU CIENTISTA, E NÃO ACEITO O CAMINHO IMOBILISTA!