[RO] “Só tomaram um suco”: Alunos passam mal em escola de Calama por falta de alimentação adequada

Reproduzimos matéria do portal de notícias Rondônia Plural

A última segunda-feira (7) ficou marcada por um episódio preocupante que aconteceu na Escola Estadual General Osório, localizada no distrito de Calama, em Porto Velho, onde estudam crianças e adolescentes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.

Após participarem de um ensaio para o arraial da escola, seis alunos passaram mal na manhã daquele dia e foram encaminhados para o posto de saúde Benjamin Silva, em Calama, e depois transferidos ao Hospital de Humaitá, no Amazonas, onde receberam atendimento médico.

O caso estaria sendo abafado pela diretora da escola, apontada pelos pais e mães ouvidos pela reportagem de Rondônia Plural como uma pessoa que costuma ter uma postura autoritária e perseguir quem contesta suas decisões.

De acordo com os pais, que preferem não se identificar com medo de represálias, a direção da escola está tentando esconder a falta de merenda extra que é servida para alunos que usam o transporte fluvial para chegar na escola. Entre os seis alunos que passaram mal, três utilizam esse tipo de transporte.

Conforme os relatos, há pelo menos uma semana essa merenda extra não estava sendo servida. No dia do ocorrido, os alunos receberam apenas um suco, sem nenhum alimento sólido, o que pode ter contribuído para o mal-estar.

Os estudantes que usam transporte fluvial precisam dessa merenda extra, pois saem de casa ainda de madrugada para chegarem a tempo das aulas, que iniciam às 7h30. “Minha filha me contou que na semana passada um funcionário da escola tirou dinheiro do próprio bolso para ajudar a manter essa merenda extra”, contou a mãe de uma aluna.

Especialistas apontam que a alimentação é um fator muito importante no desempenho escolar e, quando insuficiente, pode comprometer a atenção, o rendimento e a saúde dos estudantes.

O desgaste físico também é apontado como um agravante. Os estudantes foram obrigados a participar de um ensaio de dança com coreografias que envolviam movimentações intensas. Para os pais, exigir essa participação, especialmente de alunos mal alimentados, foi uma imprudência por parte da direção.

Deixe um comentário