O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da UFFS-Laranjeiras do Sul e da UFGD, junto aos Centros Acadêmicos da UEM, à Executiva Paranaense de Pedagogia (ExPEPe) e à Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), realizará uma missão de solidariedade aos povos Avá-Guarani de Guairá-PR.
A missão de solidariedade foi organizada pelos estudantes após mais um episódio de brutalidade perpetrada por grupos armados da extrema-direita contra os Avá-Guarani no Paraná, que culminou no assassinato e decapitação do jovem Everton Rodrigues.
O jovem Avá-Guarani Everton Lopes Rodrigues, de 21 anos, foi encontrado decapitado ao lado de uma carta contendo ameaças às comunidades indígenas e à Força Nacional de Segurança, assumindo também a autoria de outra decapitação: a do jovem Avá-Guarani Marcelo Ortiz, da Tekoha Jevy, em março deste ano.
A missão de solidariedade à Tekoha Yvyju Avary acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto. Os estudantes, mobilizando a comunidade acadêmica e externa, arrecadaram roupas, alimentos não perecíveis, medicações e itens de higiene. Além disso, organizarão no local, junto aos estudantes de enfermagem, atendimentos aos povos Avá-Guarani.
Entre os dias 18 e 29, os estudantes realizaram intensas divulgações na universidade, tanto sobre a missão quanto sobre os ataques que os povos originários, a mando dos latifundiários, vêm sofrendo. Diversos CAs e estudantes de diferentes cursos foram mobilizados. Foram organizados pontos de coleta em toda a universidade para que as pessoas pudessem realizar suas contribuições.



Os estudantes estão colocando em prática o princípio de colocar a universidade a serviço do povo. Derrubando os muros da instituição, transformando-a em instrumento de luta em defesa de nosso povo!
DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE,
SERVIR AO POVO NO CAMPO E NA CIDADE!