“Santa Elina é dos camponeses,
Nenhum genocida arrancará
A gloriosa bandeira vermelha
Que em Rondônia está a tremular.”
Canto Geral – Santa Elina é dos Camponeses
No dia 9 de agosto completam-se 30 anos da heroica Batalha de Santa Elina, quando camponeses das regiões de Corumbiara travaram uma luta decisiva para conquistar seu direito sagrado à terra.
Ao longo dessas três décadas, os camponeses têm defendido e garantido esse direito por meio de uma luta aguerrida contra toda sorte de represálias, perseguições e assassinatos promovidos pelo latifúndio da região.
Neste ato político, estaremos presentes para celebrar e nos somar à luta camponesa em defesa do sagrado direito à terra, denunciando a repressão e a perseguição do Estado, que serve aos latifundiários.
Às vésperas deste importante evento histórico — no dia 8 de agosto — o Estado mostrou, mais uma vez, a quem serve, enviando seus cães fardados do BOPE na Área Valdiro Chagas na cidade de Machadinho d’Oeste em Rondônia, para promover terror contra os trabalhadores pobres sem terra: sobrevoando a região com helicópteros, efetuando diversos disparos de arma de fogo e, inclusive, assassinando um camponês. Esse grave episódio de violência estatal contra os camponeses pobres ocorreu em meio à visita do demagogo Luiz Inácio à região.
Não podemos nos calar diante desse crime perpetrado pelo velho Estado! Como forma de repudiar tais atos de terror, seguimos bradando a todo canto do país:
TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!
VIVA A HERÓICA BATALHA DE SANTA ELINA!
Sugerimos a todos que vejam o documentário “Corumbiara – O Massacre dos Camponeses” para saber mais sobre essa histórica batalha empreendida pelos camponeses.