No dia 09 de julho, foi realizado o Pré-FoNEPe na cidade universitária da UniversidadeFederal do Maranhão (UFMA). A atividade marca o processo preparatório rumo ao 26ºFoNEPe, que acontecerá em Belém do Pará, e reunirá estudantes, professores e militantes emum espaço de luta sobre os rumos da educação no Brasil.
Com o tema “Educação pública, gratuita e a serviço do povo! Contra os cortes de verbas e aprivatização das escolas e universidades!”, o encontro fortaleceu a formação dos estudantesali presentes, conceituando e contextualizando historicamente os avanços dos cortes deverbas e as medidas de privatização, dando o caminho da mobilização para lutar contra aprecarização do ensino e os projetos de privatização que ameaçam escolas e universidades.
Entre as presenças, contamos com a participação da professora Ana Paula de Sousa (UEMA),a professora Maria José Cardozo (UFMA) e a estudante Rebeca Gomes Rodrigues,representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe). As convidadasabordaram os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior e a necessidade deuma educação verdadeiramente à serviço do povo.
O evento contou com a participação de dezenas de estudantes e convocou ativamente acomunidade acadêmica a se posicionar sobre este momento decisivo e histórico que vive aeducação pública no Brasil e, em especial, o Maranhão.Ao final, os estudantes e professoras ali presentes, fizeram um vídeo denunciando a prisãoarbitrária do camponês Antônio Fernandes, que foi preso de maneira ilegal em Barra doCorda no mês de maio como retaliação do Estado por lutar peo seu pedaço de chão.
A delegação maranhense rumo ao 26° FONEPe se preparou, assim, para contribuir naconstrução do encontro, reafirmando seu compromisso de formação de pedagogos, licenciados e estudantes no geral que sirvam ao povo e lutem de forma intransigente pelaeducação pública e contra toda sorte de ataques.




