Depois de intensa mobilização nacional das delegações que estão vindo para o FoNEPe em Belém, com companheiros e companheiras de diversos estados do Brasil gravando vídeos e denunciando a postura da reitoria, conquistamos uma importante vitória!
Faltando apenas um dia para o início do evento, a PROEX da UFPA afirmou que não garantiria o Restaurante Universitário para os dias acordados com antecedência com a organização. Essa decisão arbitrária e irresponsável colocava em risco a participação digna de centenas de estudantes de todo o país.Diante disso, nos organizamos e nos mobilizamos. Fizemos pressão pública, denunciamos a negligência e mostramos que não aceitaríamos esse ataque à realização do FoNEPe. Hoje, após diversas tentativas ignoradas, finalmente fomos recebidos em reunião pela reitoria. E, com a força da nossa luta e da mobilização nacional, conseguimos fazer com que a gestão recuasse e cumprisse o que havia sido previamente acordado: a garantia da alimentação no evento.
Essa é uma vitória da luta organizada dos estudantes de pedagogia, que mostram, mais uma vez, que não se curvam diante do autoritarismo e da falta de compromisso das gestões universitárias.
Pedagogia é pra lutar, o imobilismo não vai nos segurar!
ExNEPe – Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia
Belém, 24 de julho de 2025