Carta aberta ao pró reitor de extensão Nelson José de Souza Júnior da UFPA
Nós, da Comissão Organizadora do 26º FoNEPe, vimos por meio dessa carta expressar nossa indignação com a decisão da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, de retirar – há menos de dois dias da abertura do evento – a alimentação dos estudantes que seria fornecida pelo Restaurante Universitário, e que até ontem estava confirmada e garantida pelo pró-reitor Nelson José de Souza Júnior para os dias 24, 25, 26 e 28 de julho.
Desde fevereiro a PROEX está ciente da realização de nosso fórum. Ao longo de todo o primeiro semestre tivemos confirmada a disponibilização do RU para os participantes do evento, garantindo almoço e jantar para os mais de 300 estudantes que chegarão a Belém de todas as regiões do Brasil.
O FoNEPe é um dos principais eventos nacionais da pedagogia e do movimento estudantil, dedicado a unir estudantes, professores, pesquisadores e movimentos populares numa luta comum em defesa do ensino público, gratuito e a serviço do povo. Por isso, enfrentamos e vencemos todas as dificuldades para realizar este evento, organizado de forma independente, desde o alojamento, à confirmação de palestrantes de peso e relevância para o debate do cenário político atual e, principalmente, do curso de pedagogia e da educação em geral. A alimentação é essencial para garantir as condições mínimas de realização do evento.
Como um espaço reservado para utilização tem uma dedetização marcada para a mesma data de tal evento? E na impossibilidade de evitar isso – se é que isso é possível – como a organização desse evento não é imediatamente comunicada?
Consideramos uma irresponsabilidade, há menos de 48 horas da abertura do Fórum, retirar o compromisso firmado sem apresentar uma solução ao problema. É um grande descaso com os estudantes de pedagogia de todo o país, e nenhuma justificativa ancorada na burocracia universitária muda essa constatação.
Exigimos do Pró-reitor Nelson que receba a Comissão Organizadora para uma reunião, na qual possamos buscar dar solução ao problema criado, e que a PROEX arque com o que se comprometeu, ou seja, garantir a alimentação das delegações que estão a caminho do 26º FoNEPe, nada menos que isso.
Comissão Organizadora do 26º FoNEPe
Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia
Para assinar, acesse: https://forms.gle/KZt92u7yiFGhC9Gs5