Estudantes de diversos cursos da UFSC, integrantes tanto da Comissão de Fundação da Executiva Catarinense de Estudantes de Pedagogia (ExCEPe) quanto do Movimento Maruí, realizaram o “Arraiá do Mangue” na sexta-feira, 04/07, no bloco conhecido como “Pavilhinho da Arquitetura”.
O arraiá contou com a apresentação da banda Lia Ferronato e os Acadêmicos do Tendel, que tocaram forró, xote e bailão, além dos DJs Fxnseca, Pretana e M!KAI, que se apresentaram em frente a uma imponente bandeira da Palestina. Havia comidas típicas de Festa Junina, como quentão, milho cozido, cachorro-quente, paçoca e pinhão. Também foram realizadas atividades tradicionais como a pescaria, com prêmios exclusivos — entre eles, adesivos temáticos, incluindo um que fazia referência ao arraiá de São João que vem ocorrendo em “Israel” em apoio à luta de libertação palestina. Outros prêmios incluíam um vale-almoço na lanchonete da universidade, o “Pepo”.
Além disso, os estudantes organizaram um correio elegante e uma tradicional fogueira aqueceu a noite dos presentes no arraiá.
A atividade foi organizada com o objetivo de arrecadar fundos para viabilizar a ida dos estudantes da UFSC ao 26º Fórum Nacional das Entidades de Pedagogia (FoNEPe). Os estudantes conseguiram doações de alimentos e insumos necessários à realização da festa, além de terem feito toda a ornamentação do evento de forma independente. A decoração — incluindo a bandeira no palco, as cores das bandeirinhas juninas, faixas e iluminação — homenageava a luta do povo palestino. Ao redor do pavilhão, faixas com mensagens do movimento estudantil foram estendidas, com dizeres como: “Juventude palestina, sua luta continua na América Latina!”, “Viva o movimento estudantil classista, combativo e independente!”, “Defender a educação com unhas e dentes! Abaixo as reformas do Banco Mundial!” e “UNE governista, inimiga do povo!”.
Abaixo seguem fotos e vídeos do evento:




Após o encerramento do arraiá, os estudantes realizaram a limpeza da pista de dança e dos banheiros do local. A delegação da UFSC também realizará mais um brechó para custear a viagem ao FoNEPe.