[MG] Estudantes de Pedagogia da UFJF promovem Pré-FONEPE com debate combativo em defesa da educação pública, gratuita e a serviço do povo!

Na próxima quinta-feira, 03 de julho, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será palco de um importante momento de mobilização e resistência: o Pré-FONEPE, evento preparatório para o 26º FONEPE.

Com o tema central “Contra os cortes e a privatização: defender as escolas e universidades públicas”, a atividade visa fortalecer a luta coletiva contra o desmonte da educação pública promovido pelos sucessivos cortes orçamentários.

Serão dois momentos de debate, realizados na Sala Paulo Freire, das 9h às 11h e das 19h às 21h, para garantir a participação de um maior número de estudantes, docentes e trabalhadores da educação.

A urgência da luta

Vivemos um momento grave para a educação pública brasileira. As políticas de ajuste fiscal, os cortes brutais nos orçamentos das universidades, institutos e escolas públicas, e os avanços das propostas de privatização do ensino superior ameaçam não apenas o direito à educação, mas o próprio futuro do país. São ataques que afetam diretamente estudantes, professores e trabalhadores da educação, especialmente nas camadas mais pobres da população.

A realização do Pré-FONEPE é um gesto de resistência ativa. É um espaço de formação política e mobilização popular que busca reafirmar o compromisso da educação com a transformação social. Mais do que uma denúncia, o encontro será um grito coletivo: a educação não é mercadoria!

Um chamado à mobilização

A juventude, os educadores e toda a comunidade acadêmica são chamados a ocupar o espaço, levantar suas vozes e construir coletivamente a luta em defesa de uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade social e referenciada nas necessidades do povo brasileiro.

Estar presente é um ato político. Resistir é um dever.

Deixe um comentário