Formação Nacional da ExNEPe discute a Resolução 04/2024 do CNE com participação do FORPPED

No dia 14 de junho, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) realizou a Formação Nacional, com a participação do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia (FORPPED), para debater a Resolução nº 04/2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A atividade foi gratuita, aberta ao público e contou com a participação de 49 estudantes, centros acadêmicos e coordenações de cursos de Pedagogia. Teve como objetivo central aprofundar a compreensão sobre as resoluções que atacam o curso de Pedagogia e demais Licenciaturas. Além disso, buscou apresentar alternativas de formulação curricular baseadas nos interesses dos estudantes e docentes, construídas democraticamente e respeitando a autonomia das universidades públicas — em oposição à lógica imposta pelos entes privados que hoje hegemonizam o CNE.

O FORPPED foi representado pelos professores Saulo Carvalho (Unicentro) e Sandra Garcia (Unespar), que realizaram uma excelente exposição sobre o histórico das resoluções, evidenciando como vêm sendo impostas de forma antidemocrática, com o objetivo de esvaziar cientificamente os cursos e precarizar a formação docente.

Após as contribuições dos professores, o Secretário de Formação da ExNEPe apresentou a concepção do pedagogo unitário defendida pela entidade desde o 7º FoNEPe (2005), ressaltando a importância da mobilização estudantil dos cursos de Pedagogia diante dos novos ataques.

Essa formação nacional é a primeira de uma série que será promovida para aprofundar temas fundamentais ligados às nossas bandeiras de luta e princípios. Representa um passo importante da atual Diretoria Nacional da ExNEPe no sentido de fortalecer a formação política dos membros das Executivas Estaduais, Centros Acadêmicos e demais entidades estudantis frente aos ataques do MEC/Banco Mundial à educação pública e gratuita. 

O debate sobre esta resoluções deixou claro a necessidade de todas as Executivas Estaduais e Centros Acadêmicos intervir ativamente nas reformulações curriculares dos cursos, participando das reuniões de coordenação e departamentos, sempre com a perspectiva de fortalecer a luta pelo co-governo estudantil, instrumento fundamental para a defesa da democracia e autonomia universitária que possibilitará a defesa de nossos interesses estudantis nesses espaços.

É urgente politizar e mobilizar os estudantes sobre a gravidade da situação e organizar atividades de formação, manifestações e, se necessário, ocupações. Precisamos reagir contra a implementação destas resoluções que seguem o projeto das classes dominantes de privatizar a educação e impor uma formação tecnicista e pragmática ao povo, como forma de controlar e reprimir a revolta do proletariado brasileiro. Apenas com luta combativa e independente, conseguiremos barrar os ataques privatistas do MEC à educação.

O 26º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia (FoNEPe), que acontecerá em Belém do Pará, está se aproximando. Este será um espaço essencial para organizarmos nacionalmente nossas ações e fortalecermos a luta em defesa do pedagogo unitário. Convidamos todas e todos a participar, a realizar sua inscrição e a acompanhar a programação do evento.

Em breve disponibilizaremos o vídeo da formação e certificados de participação.

A EXNEPE É PRA LUTAR, O IMOBILISMO NÃO VAI NOS SEGURAR!

Deixe um comentário