A Comissão de Fundação da Executiva Catarinense de Estudantes de Pedagogia (ExCEPe) junto ao Movimento Pela Libertação Palestina – Ghassan Kanafani, Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia de Chapecó, SINDTAE, Humana Sebo e Livraria, Coletivo Estudantil Jataí e outras entidades realizaram um cine debate no dia 28 de maio de 2025 na UFFS – Campus Chapecó. O documentário passado foi “No Other Land” (Sem chão), que venceu o Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2025.


Para a divulgação do evento a ExCEPe, o Coletivo Estudantil Jataí e o Comitê de Apoio do Jornal AND fizeram oficinas de cartazes, panfletagem, colaram cartazes de divulgação pela universidade e pontos de ônibus e realizaram passagens nas salas de aulas. Realizaram também banquinhas com livros do MLP – Ghassan Kanafani nos dias 20, 22 e 27. O Coletivo Jataí e a ExCEPe fizeram uma faixa de mais de 12 metros para colocar na UFFS – Campus Chapecó e demarcar seu apoio à resistência Palestina, na faixa está escrito “Do rio ao mar Palestina Livre já!”.
O evento conseguiu reunir mais de 100 pessoas, em um dia chuvoso e sem Restaurante Universitário. Assim como no outro evento, do MLP – Ghassan Kanafani, da ExCEPe e do Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia, que ocorreu em um dia chuvoso e reuniu mais de 100 pessoas o público se manteve, demonstrando que a organização e a justa luta do povo Palestino é de total interesse dos estudantes e de sua formação.

Na entrada do evento foram disponibilizados gratuitamente textos feitos pelo MLP – Ghassan Kanafani e textos que o Dr. Yasser fez para o Jornal A Nova Democracia. E dentro do auditório o Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia montou sua banquinha com jornais e livros junto ao MLP – Ghassan Kanafani.




Após a passagem do filme foi formada a mesa onde o Movimento Pela Libertação Palestina – Ghassan Kanafani compôs abrindo o debate. A ExCEPe compôs a mesa junto ao MLP – Ghassan Kanafani para auxiliar nas inscrições das falas.


Ao final, uma representante da ExCEPe saudou o MLP – Ghassan Kanafani pela iniciativa e convite para construir o evento, também se solidarizou com a censura que o MLP sofreu recentemente e propondo que a ExCEPe mantenha essa formação sobre a resistência Palestina na UFFS junto ao MLP. O evento terminou com gritos de luta “Fora Israel das terras Palestinas! Fora Ianques da América Latina!”.
