A Comissão de Fundação da Executiva Catarinense de Estudantes de Pedagogia (ExCEPe) junto ao Coletivo Jataí realizou uma semana de mobilização para levantar as demandas das UFFS que tem seis Campis, sendo eles em Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul, Passo Fundo e Realeza.
Nas UFFS muitas das necessidades deveriam ser supridas pelo trabalho da reitoria, que nada faz para mudar a situação dos estudantes e trabalhadores. Por isso, os estudantes estão fazendo esse trabalho de levantamento de dados e demandas.
Para as atividades foi feito desde a terça feira, dia 06 de maio, panfletagem com o intuito de conversar com os estudantes e trabalhadores da educação para entender suas demandas. Também foi feita a colagem de cartazes nos pontos de ônibus e blocos da universidade. Nesses dois modelos os estudantes deixaram disponível um QR Code onde os estudantes e trabalhadores podem acessar e responder perguntas como: qual o campus, se é estudante, terceirizado, professor ou técnico, qual o curso se for estudante e um espaço para a demanda ser exposta. Os estudantes estão incluindo além de sua categoria os seus professores pois eles também sofrem de sobrecarga como por exemplo nos cursos de Administração de Ciência da Computação do Campus Chapecó que está com falta de professores. Os TAEs também têm demandas e nesse ano estão lutando pelo cumprimento integral do acordo da greve de 2024. Os terceirizados muitas vezes tem que andar na chuva para ir de um bloco a outro por falta de toldos.
Desde seu início as panfletagem tem sido muito vitoriosas e valorosas, os estudantes que estavam panfletando a cada entrega de panfleto conversaram e buscaram ouvir as pessoas não fazendo a técnica de “queima de panfletos” mas usando esse momento para ter uma troca verdadeira. No primeiro dia em menos de uma hora foram 40 panfletos entregues aos estudantes e conversas cheias de conteúdo. Nesses diálogos foi demonstrado interesse em manter a movimentação estudantil, deixando nítido a garra pela luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.