[PR] ExPEPe realiza Pré-FoNEPe e arrecadação na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensao (SEPE) em Curitiba

Na última quarta-feira (28), foi realizada em Curitiba, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), uma mesa redonda da Executiva Paranaense dos Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) com a professora e pedagoga da rede básica de ensino Maria Carolina Lobo Oliveira, com o tema: “Em defesa das escolas e universidades públicas! Pelo currículo científico nas escolas e na formação de professores!”

As discussões giraram em torno da postura que o estado do Paraná vem adotando referente às políticas educacionais, através do tripé: plataformização, militarização e privatização.

Foram denunciados diversos casos recorrentes nas escolas privatizadas, nas cívico-militares e abordado o quanto as plataformas não apenas não auxiliam os estudantes como, muitas vezes sufocam o trabalho docente. Sobre isso, a professora trouxe à mesa estudos referenciados por Miguel Nicolellis tratando a respeito de como a tecnologia, mal implantada, pode atrapalhar na cognição com a perda das capacidades analógicas. Também relacionado ao tema foi exibido o trailer, com a indicação do filme “Professoras” produzido pela Unespar estreando a participante da mesa, professora Maria Carolina Lobo Oliveira.

Tudo isso girando em torno de como as mobilizações estudantis e da categoria docente foram altamente necessárias para salvar algumas escolas de serem privatizadas e são o que norteiam a continuidade do trabalho docente e a esperança de uma melhoria de cenário.

Com o objetivo de elevar os ânimos, a professora trouxe o exemplo da Resistência Palestina como norte de luta.

Considerando que a mesa tratou do tema da tríade da função pedagógica: gestão, docência e pesquisa, foi divulgado também ao final do evento a segunda atividade de formação da ExPEPe, que acontecerá no próximo final de semana, no sábado (07).

Durante toda a semana do evento acadêmico, a ExPEPe fez autossustentação através de uma banca de vendas com bottons, amigurumis, adesivos, cadernos, paçoca e ecobags.

Como parte da mobilização para o 26°FONEPe, na mesma semana a delegação de Curitiba conseguiu se reunir com a reitoria da UFPR e conquistar o apoio da universidade à ida dos estudantes ao evento!

Rumo ao 26°FONEPe!

Pedagogia é união, não deixa o MEC acabar com a educação!

Deixe um comentário