[MG] Vitorioso Pré-FoNEPe realizado na FAE/UFMG!

No dia 29 de abril, a ExMEPe realizou um vitorioso Pré-FoNEPe de tema: “EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO, GRATUITO E A SERVIÇO DO POVO! CONTRA OS CORTES DE VERBA E A PRIVATIZAÇÃO DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES!”, na Faculdade de Educação – FaE da UFMG, em Belo Horizonte.

Este foi o segundo Pré-FoNEPe realizado em Minas Gerais este ano e reuniu cerca de 60 pessoas, dentre elas estudantes de Pedagogia, licenciaturas e secundaristas. A palestra fez parte do dia de Atividades Complementares da UFMG para o período noturno, que acontece mensalmente, em que os alunos são liberados das aulas para frequentar atividades que oferecem horas complementares, visto que os estudantes do noturno possuem menos tempo para conseguir essas horas de formação – já que, em sua maioria, trabalham durante o dia e estudam durante a noite.

A mesa deste Pré-FoNEPe foi composta por uma representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe, pelo professor de Geografia e ativista do movimento Todos Pelo Tito (@todospelotito no Instagram) Luíz e pela doutora em Pedagogia pela UFMG e também professora da rede pública Lívia.

A primeira fala da mesa foi da professora Lívia que explicou como o imperialismo ataca os direitos básicos no nosso país, especialmente sobre como ataca a nossa Educação. Também apresentou sobre a privatização e mercantilização da mesma, do esvaziamento do conteúdo científico no currículo da Pedagogia e das escolas, sobre o ataque à Educação que é a BNCC, sobre as condições precárias de trabalho do professor e também ressaltou o exemplo de luta dos povos Palestinos contra o imperialismo ianque.

A segunda fala da mesa foi do professor Luíz, que colocou sobre a privatização das escolas e falou sobre a luta da comunidade da Escola Estadual Tito Fugêncio pela exigência da volta do Ensino Médio Regular – luta essa que conquistou uma turma de 1º ano Regular para a escola. Eles continuam se organizando, agora pela exigência de abertura de mais salas do Ensino Médio Regular e em todos os anos do Ensino Médio. O professor trouxe também denúncias contra o projeto SOMAR – projeto que busca privatizar a gestão das escolas de Minas Gerais através de parcerias com OSCs – Organizações da Sociedade Civil. Ele finalizou falando sobre a necessidade de mobilização contra o Novo Ensino Médio – NEM.

A terceira e última fala foi da representante da ExNEPe que ressaltou importância da defesa da causa Palestina, falou dos diversos ataques da polícia fascista em nosso país no campo e na cidade, da importância de lutar com independência e combatividade, do rompimento da ExNEPe com a UNE – que não é mais combativa como foi no regime militar e agora é apenas um braço do governo, falou também da perseguição estudantil que vem acontecendo no país inteiro, do caráter individualista do NEM e das diversas ocupações feitas pelos estudantes para exigir seus direitos – forma mais avançada de luta por essas reivindicações.

Ao final do Pré-FoNEPe, estudantes e professores presentes gravaram um vídeo de apoio à ocupação da reitoria na UEM (Universidade Estadual de Maringá), colocando a importância da luta independente e combativa, apoiando a tática mais avançada da luta estudantil, a greve de ocupação. Durante o evento, diversos estudantes apoiaram a ida da ExMEPe ao 26º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia – FoNEPe comprando livros, doces e demais itens para a autossustentaçãoda entidade, reconhecendo a importância no debate e da luta independente e combativa por uma Educação pública, gratuita e que sirva ao povo.

PEDAGOGIA É PRA LUTAR!

O IMOBILISMO NÃO VAI NOS SEGURAR!

VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL INDEPENDENTE!

Deixe um comentário