Entre os dias 29 e 30 de abril ocorreu na UNIR o vitorioso Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia. O evento foi preparado com muita luta e dedicação pela comissão organizadora conformada por estudantes de pedagogia e alguns de outras licenciaturas. Recebemos estudantes do interior (Ariquemes e Rolim e Moura) agregando ainda mais nosso encontro. É importante demarcar aqui que os estudantes de Ariquemes só vieram para o encontro por conta da mobilização e autossustentação dos estudantes, pois a universidade não disponibilizou transporte. A UNIR está há alguns meses com a frota parada por “falta de verba para gasolina e manutenção”, e enquanto isso, os estudantes precisam arrecadar o valor que era pra ser bancado pela própria universidade. Sabemos que isso é parte da precarização e desmonte da universidade pública, e portanto, a mobilização dos estudantes se torna ainda mais indispensável.




Iniciamos o evento com o credenciamento, entrega dos kits e recebimento dos estudantes. Nosso encontro teve 150 inscrições, e ao longo das mesas a média de participação foi de 90 estudantes, uma grande vitória da ExNEPe! A primeira mesa teve como tema: “contra os cortes de verbas e privatizações das escolas e universidades: por um currículo científico e que sirva ao povo!” e contou com a presença da Professora Marilsa Miranda e o estudante e representante da executiva nacional Michael Douglas. A mesa foi riquíssima de conteúdo, aprofundamos nosso entendimento sobre como as políticas do Banco Mundial influenciam nossa educação básica e como modelam a própria concepção sobre currículo.



Após a mesa, houve o almoço e então a tarde tivemos os grupos de discussão e apresentação de trabalhos. Nos grupos de discussão pudemos retomar o debate da mesa e aprofundar os impactos das medidas privatista no dia a dia da universidade e nos estágios nas escolas. O problema do currículo não científico ficou patente, e ficou ainda mais clara a necessidade de nos mobilizarmos em torno de uma formação científica a partir do tripé da formação unitária. Os trabalhos apresentados eram parte do debate do evento, com temas bastante pertinentes e despertaram muito interesse, fazendo com que diversos estudantes comparecessem, inclusive de outros cursos. No primeiro dia, encerramos a programação com atividade cultural: apresentação do artista Elizeu Braga, que trouxe o contexto folclórico local a partir do recital “O Mormaço”. Também tivemos sarau e karaokê no DCE.



No dia seguinte, 6 estudantes secundaristas vieram para a universidade participar do evento. Iniciamos o dia com a mesa de situação política com um representante do Comitê de Apoio do jornal A Nova Democracia e a Nathalia Accioly, ativista do movimento Bem Viver. Eles trouxeram o histórico de luta da Palestina, bem como a heroica resistência do povo palestino. Foi tratado também sobre o contexto de luta pela terra, em especial, com relação a área Gedeon José Duque, localizada no município de Machadinho d’Oeste, onde recentemente sofreu ataques da pistolagem e da própria PM do estado. A situação foi denunciada e os estudantes demonstraram sua indignação perante o caso, demonstrado sua solidariedade nas falas e palavras de ordem.




Por fim foi realizada a plenária final com votação das moções, plano de lutas, e nova gestão da Executiva Estadual. O evento terminou com uma grandiosa manifestação dentro da universidade contra o código de ética e conduta que está tramitando na universidade. Tal código, mais conhecido como lei da mordaça, fere diretamente direitos básicos de estudantes, professores e técnicos. Não é a primeira vez que tentam impor, e mais uma vez, não irão conseguir!






A tarde, após término do encontro, houve passeio pela universidade, visita ao museu arqueológico da UNIR, e depois, visita a um ponto turístico da cidade – Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O encontro foi muito vitorioso e agora, com a nova gestão empossada, com companheiros da capital e do interior, iremos travar grandes batalhas pela manutenção da educação pública, gratuita e a serviço do povo, garantindo os planos da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia aprovado no 42⁰ Enepe!

