No dia 02 de Abril foi realizado o Pré-FoNEPe (Pré Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia) no gramado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- Campus Butantã. O evento foi organizado pela Executiva Paulista de Estudantes de Pedagogia com o apoio do Grupo de Mulheres Remís Carla, tendo o Professor Fernando Cássio da Faculdade de Educação da USP como convidado para abordar o tema “Ataques a Educação, Programa “Pé-de-Meia” e a luta por uma educação democrática e a serviço do povo”.
O professor convidado realizou uma excelente explanação sobre o Programa, ressaltando seu caráter demagógico e o desmascarando enquanto uma política de compensação individual que é vendida enquanto solução para a evasão escolar quando, na verdade, é insuficiente para suprir as necessidades dos estudantes da educação básica que deixam as escolas para ajudar no sustento de suas famílias. Além disso, essa política demagógica implantada pelo Governo de Luís Inácio enquanto uma solução milagrosa para a vida dos estudantes busca esconder o problema central da educação pública, que é o sucateamento e precarização, intensificados pelo “Novo” Ensino Médio, maior ataque a educação pública dos últimos anos, pelo criminoso “Teto de Gastos” e no Governo de Luís Inácio o “Arcabouço Fiscal” e cortes de verba.
A representante da Diretiria Nacional da ExNEPe colocou o cominho do movimento estudantil independente enquanto o único capaz de garantir os direitos dos estudantes e defendeu a tática da greve de ocupação, que historicamente garantiram aos estudantes que suas reivindicações fossem ouvidas, a exemplo de 2015, em ocupações contra o projeto de “Reorganização Escolar”, ocupação da Etec Cepan e da Escola Estadual Antônio Ablas Filho onde os estudantes conquistaram reivindicações antigas de melhoria na estrutura da escola. Ressaltou ainda as tentativas fracassadas de conter a revolta da juventude, como a repressão policial e as políticas de compensação individual, que podem e devem ser combatidas com a organização dos estudantes.
A atividade contou com diversas intervenções realizadas pelos próprios estudantes, que colocaram suas dúvidas, problemas da própria Faculdade e dividiram experiências de luta.
VIVA O VITORIOSO PRÉ-FONEPE NA USP!
VIVA A LUTA INDEPENDENTE E COMBATIVA!
VIVA A EXNEPe!


