Convocatória da Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia para a mobilização do dia 29 de Abril.
No dia 29 de abril, completam-se 10 anos do que ficou conhecido como a Batalha do Centro Cívico. Naquele dia, milhares de educadores, estudantes e democratas paranaenses que estavam no Centro Cívico lutando pela manutenção de seus direitos foram brutalmente reprimidos pela Tropa de Choque do então governador Beto Richa. Com um verdadeiro aparato de guerra (helicópteros, caminhões de água, viaturas, cavalaria, cães, escudos, bombas, spray de pimenta e tiros), a repressão partiu violentamente contra os educadores.
A ação, que resultou em mais de 400 feridos, não teve outro objetivo senão o de reprimir o povo em luta e, em especial, os educadores da rede estadual de ensino, que se organizavam para barrar o projeto de lei que autorizava o governo a desmontar o Paraná Previdência, permitindo a transferência dos recursos para o Tesouro do Estado.
Como forma de reverenciar a memória deste importante dia e daqueles que bravamente cerraram fileiras contra todo o aparato militar deste velho e reacionário Estado, assim como de pautar as justas demandas da categoria, como o pagamento do piso do magistério, os educadores da rede estadual aprovaram a realização de uma paralisação para o dia 29 de abril. Também convocaram uma grande manifestação em Curitiba, que ocorrerá às 9 horas, na Praça Santos Andrade, e seguirá em marcha até o Centro Cívico. Outras ações estão sendo organizadas em diferentes municípios, como em Maringá, onde diversas entidades democráticas, entre elas, o DCE da UEM e o Comitê de Luta Contra a Privatização – Maringá, têm se somado à mobilização.
Sendo assim, reconhecendo a importância e a necessidade de combater, sem trégua, os ataques à educação pública, gratuita e científica, nós da ExPEPe somaremos à luta justa dos trabalhadores da educação de nosso estado. Neste dia, manteremos firme a denúncia contra o ‘Novo’ Ensino Médio, a privatização, a plataformização do ensino e a militarização das escolas do Paraná, assim como a precarização e a privatização que também ocorrem em nossas universidades. Somaremos também na defesa do necessário reajuste salarial dos professores e servidores públicos, como forma de elevar a valorização desta importante categoria de trabalhadores.
A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) convoca todos os estudantes, universitários e secundaristas, a, sob as justas bandeiras da independência e da combatividade, se colocar ombro a ombro junto aos professores da rede estadual e impulsionar poderosas mobilizações por todo o estado, tendo em vista a construção de uma nova grande onda de greves de ocupação que faça tremer os burocratas e reacionários que atentam contra o direito do povo de estudar, ensinar e aprender.
ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES PÚBLICAS!
ABAIXO O “NOVO” ENSINO MÉDIO! PELO DIREITO DE ESTUDAR, ENSINAR E APRENDER!
DESENCADEAR UMA PODEROSA ONDA DE GREVES DE OCUPAÇÃO!
