Na noite de ontem (07/04), novas fotos da grande ocupação da reitoria da UFFS foram postadas no Instagram da ocupação (@ocupa.reitoria), onde é possível ver a combatividade dos estudantes e sua firme organização.
A primeira publicação da página mostra uma grande faixa pendurada de um andar a outro com a consigna “REITORIA OCUPADA”. Logo abaixo, vê-se outra faixa com os dizeres “VIVA A HEROICA RESISTÊNCIA DO POVO PALESTINO”. Esse mesmo post também mostra o que parece ser o lado de fora da ocupação, com diversas portas e janelas de vidro cobertas por cartazes. Algumas faixas maiores dizem: “DEFENDER A UNIVERSIDADE PÚBLICA COM UNHAS E DENTES” e “COMBATER OS ATAQUES À EDUCAÇÃO COM GREVE E OCUPAÇÃO”.
Além dessas, outros cartazes expõem frases como “600/12 = INSUFICIENTE”, evidenciando a crise do curso de Ciência da Computação, que possui mais de 600 matrículas e apenas 12 professores. Outro cartaz mostra o que parece ser a silhueta do reitor, João Alfredo Braida, fazendo uma saudação com o chapéu.



Em outro post, estudantes combativos foram fotografados dentro do gabinete do reitor, atrás de sua mesa, com uma faixa escrita “PELA CONTRATAÇÃO DE MAIS PROFESSORES”. Atrás deles, aparece uma imagem de Luiz Inácio de cabeça para baixo, evidenciando uma clara desaprovação dos estudantes ao governo de turno e à sua política de cortes de gastos para a educação.

Os estudantes também registraram fotos de suas refeições, que, pelo que é apresentado, estão sendo realizadas fora da universidade, em uma cozinha improvisada no chão.

Um post que chama atenção mostra o hasteamento de uma grande bandeira da Palestina, evidenciando o apoio e a solidariedade desses estudantes à nobre e justa causa do povo palestino, que hoje trava uma luta cabal contra o nazi-sionismo e o imperialismo — principalmente o ianque.
Outras informações sobre a ocupação estão sendo feitas, como a postagem de cronograma diários e atividades. Para acompanhar mais detalhes, aconselhamos os espectadores e leitores a seguirem a conta do Instagram @ocupa.reitoria.