[PR] Diretório Central dos Estudantes da UFFS-LDS realiza ações de solidariedade e apoio aos estudantes em luta da UFFS-Chapecó

Nesta terça-feira (25/03), o Diretório Central dos Estudantes da UFFS-LDS lançou uma nota em apoio aos estudantes da UFFS-Chapecó, que estão desenvolvendo uma grande luta por mais códigos de vagas docentes para a instituição e por cursos que estão à beira da “falência”, como Administração e Ciência da Computação.

Essa situação tem sido denunciada há tempos por estudantes, tanto de Chapecó quanto de Laranjeiras do Sul. O próprio Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi já relatou, em diversas reuniões com a direção do campus e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a necessidade de mais professores para a continuidade das aulas dentro do curso, que, no campus de Laranjeiras do Sul, é o maior. O mesmo ocorre em Chapecó, onde os estudantes de Ciência da Computação, maior curso da instituição, com aproximadamente 600 matriculados, contam com um quadro de apenas 16 professores.

Em nota, o DCE da UFFS-LDS relacionou essa situação de sucateamento da universidade com o contexto político, econômico e social do país, afirmando que tais problemas são a expressão de uma economia controlada pelo latifúndio e subjugada aos mandos e desmandos do imperialismo, que controla a nossa educação por meio de cartilhas do Banco Mundial e do FMI. Além disso, o DCE denunciou a atual gerência de turno do Estado pela aplicação categórica dessas cartilhas, que impõem cortes na educação e o teto de gastos, política do imperialismo para sucatear, precarizar e privatizar a educação.

Por fim, a nota conclama os estudantes a assumirem para si as bandeiras da independência e da combatividade, desenvolvendo uma poderosa greve de ocupação para que mais códigos de vaga sejam alcançados e distribuídos para os cursos da universidade.

No mesmo dia, para reforçar a mobilização que estava sendo realizada em Chapecó, o DCE de Laranjeiras gravou um vídeo, com cerca de 30 estudantes, em apoio às manifestações e mobilizações dos estudantes em luta.

Deixe um comentário