[SP] Vitorioso pós-EPEPe é realizado na USP

No dia 11/03/24, cerca de 86 estudantes de Pedagogia compareceram ao Pós-EPEPe (Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia), organizado pela Executiva Paulista de Estudantes de Pedagogia em parceria com o Centro Estudantil da Pedagogia – CEPed e a Frente de Luta Combativa da USP-RP. A atividade foi realizada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e teve como tema “Em defesa das escolas e universidades públicas, gratuitas e a serviço do povo: Derrotar os cortes de verba e as privatizações das escolas e universidades de todo o Brasil!”.

O evento ocorreu em formato de palestra e roda de perguntas, contando com a participação de uma professora do curso de Pedagogia da FFCLRP-USP, Bianca Cristina Correa, e uma representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia – ExNEPe pelo estado de São Paulo, Gabriela Martins, que está cursando o quinto período do curso de Pedagogia pela mesma universidade. Além disso, tivemos a presença de Claudia Cintra, presidente do Centro Estudantil da Pedagogia – CEPed e também membro da Executiva Paulista, mediando a mesa.

A Profª Dra. Bianca Cristina Correa fez uma discussão abordando os atuais ataques à educação e as frequentes tentativas de implementação das escolas cívico-militares na cidade de Ribeirão Preto, criticando abertamente a presença da Polícia Militar no ambiente escolar. Ela ainda mencionou os prejuízos causados pela plataformização em escolas estaduais e, de forma análoga, a influência do mercado na educação.

A estudante Gabriela Martins, companheira da Executiva Paulista, fez sua fala apresentando a Executiva Nacional e seus planos de luta aos presentes, com enfoque na revogação do Novo Ensino Médio e alguns dos impactos da BNCC para os professores e alunos. Apontou os prejuízos que o Novo Ensino Médio vem ocasionando na aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino, reforçando o fracasso dos itinerários e a dissolução do ensino científico.

Em seguida, foi aberta a discussão e as inscrições para os estudantes e professores presentes. Houve algumas participações.

Além disso, na entrada do evento, também tivemos a banca do jornal A Nova Democracia, um jornal independente que, em seus mais de 20 anos de existência, mantém inalterada sua combatividade, denunciando a política semicolonial e latifundista aplicada pelas velhas instituições e os governos de turno, com análise científica da realidade social. Também tivemos uma barraca de salgados, doces e kits de papelaria do CEPed.

O evento em si foi muito vitorioso, e ficamos surpresos com a grande participação dos estudantes e seu engajamento. Realizamos a segunda aula, das 20h30 às 22h30, e sabemos que a maioria dos estudantes do curso de Pedagogia são pessoas que conciliam trabalho, estágios, bolsas de extensão e a faculdade à noite, por isso muitos acabam indo embora, mas dessa vez nos surpreendemos com a quantidade de alunos. O anfiteatro, com 55 lugares, não foi suficiente para acomodar a todos, com estudantes ficando em pé ou sentados no chão e permanecendo até o final das discussões, sem contar a presença de alguns professores, o que deixou o evento ainda mais relevante. O evento foi saudado pelos professores presentes e, além disso, eles concordaram com as diversas falas das companheiras da Executiva Paulista. Quando um professor perguntou: “O que fazer com a presença de policiais nas escolas, ocupando dois cargos?”, a companheira respondeu: “Greve de ocupação”. Houve um momento de risadas, mas todos concordaram, e a companheira explicou que a greve de ocupação é a tática mais comprovada atualmente pela ExNEPe e que dá grandes resultados. No próprio campus da USP de Ribeirão Preto, ocorreram duas grandes ocupações: em 2022 no bloco 26 da FFCLRP e em 2023 na Prefeitura do campus. Foi ressaltado pela companheira que só a luta é o que muda; o resto é ilusão.

O evento se encerrou com grandes aplausos e o público entoando:

PEDAGOGIA É UNIÃO!

NÃO DEIXEM O MEC ACABAR COM A EDUCAÇÃO!

Deixe um comentário