Na última quinta-feira, 6 de março, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (DCE-UFGD) sofreu uma criminosa censura ao ter sua conta no Instagram banida pela plataforma da Meta. As supostas justificativas para essa censura foram de que a conta estaria violando as diretrizes de segurança ao apoiar e propagandear contas e postagens “extremistas”.
Diante dessa situação completamente arbitrária, a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia vem a público denunciar a censura ao DCE-UFGD como expressão da onda de repressão e difamação contra todo movimento, organização e entidade que apoie, propague e tome parte nas justas lutas de nosso heroico povo e dos povos e nações oprimidas ao redor do mundo.
O DCE-UFGD é uma entidade estudantil que ergue com firmeza a bandeira da independência e da combatividade. Está presente nas lutas mais intensas que se desenvolvem na região da Grande Dourados, atuando ombro a ombro com os indígenas Guarani-Kaiowá e os camponeses pobres em sua grandiosa e justa luta pela terra. Além disso, luta junto aos estudantes para mobilizá-los, politizá-los e organizá-los, e agita com força a bandeira palestina em solidariedade ao intrépido povo palestino, que se encontra na vanguarda da luta de libertação nacional no mundo hoje.
A censura tem sido uma arma cada vez mais recorrente da reação para tentar frear e difamar a luta popular em nosso país. Nos últimos tempos, vimos inúmeros casos semelhantes, como a censura ao canal do YouTube do jornal A Nova Democracia, que denunciava os crimes contra o povo pobre de nossa nação e contra o povo palestino em sua heroica jornada pela libertação nacional, que atingiu um novo grau de desenvolvimento com o grande Dilúvio de Al-Aqsa, em 7 de outubro de 2023.
Não há dúvidas: o DCE-UFGD foi censurado por sua firme postura combativa e independente, por sua audaz luta em defesa de uma educação pública, científica, democrática e a serviço do povo, e por seu justo posicionamento frente à luta de classes em nosso país e no mundo. Por acaso o oportunismo, os pelegos e os governistas têm suas contas banidas? Isso só comprova que há uma linha clara e visível entre nós e os inimigos do povo. Isso demonstra que estamos do lado correto: ao lado das massas mais profundas, exploradas e oprimidas.
Diante disso, saudamos e prestamos nossa mais profunda solidariedade ao DCE-UFGD. Conclamamos todos os estudantes a os tomarem como exemplo e tomarem em suas mãos e agitarem com altivez as bandeiras da independência e da combatividade, a mobilizar, politizar e organizar seus colegas e a se lançarem às massas para servi-las com ciência, no campo e na cidade.
Abaixo a censura ao movimento estudantil independente e combativo!
Todo apoio ao DCE-UFGD!
Viva o movimento estudantil independente e combativo!
Defender com unhas e dentes a educação pública, a luta pela terra e a resistência do povo palestino!