Na última quinta-feira (13/03), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul realizou uma importante atividade em parceria com a coordenação do curso de Pedagogia e estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.
O evento teve início às 19h30 e reuniu mais de 100 participantes ao longo da atividade.
A abertura ficou a cargo do coordenador do curso de Pedagogia e presidente do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia, professor Luiz Carlos de Freitas. Em sua fala, ele ressaltou a importância do debate para a formação de pedagogos(as) e destacou outra atividade realizada em uma escola do bairro, que envolveu diversas mulheres. Em seguida, o professor tocou a música Outras Frequências.
Na sequência, a estudante Maria tomou a palavra em nome do DCE. Em sua intervenção, ela apresentou a origem do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, ressaltando seu vínculo histórico com a luta das operárias e camponesas na construção da Grande Revolução Socialista de Outubro. Maria criticou as tentativas de esvaziar o sentido político e classista da data e reafirmou que o 8 de março deve homenagear as mulheres do povo em luta, bem como aquelas que tombaram por essa causa. Ela enfatizou que a principal contradição enfrentada pelas mulheres do povo não está na relação com os homens, mas sim na luta contra o latifúndio, as classes dominantes — incluindo as mulheres que delas fazem parte — e a propriedade privada. Concluiu sua fala chamando as mulheres a se organizarem no movimento estudantil, a se posicionarem politicamente e, por outro lado, apontou que os homens devem assumir o compromisso de impulsionar as companheiras, combatendo toda ideologia atrasada que busca inferiorizar ou incapacitar as mulheres.
Sua intervenção foi seguida por diversas perguntas e manifestações do público. Em resposta a uma delas, sobre a expressão mais brutal da opressão contra as mulheres – o seu assassinato –, a representante do movimento estudantil prestou homenagem à estudante de pedagogia Remís Carla assassinada por se ex-namorado, entoando a palavra de ordem: “Companheira Remís Carla! Presente na luta!”
Após um intervalo de 15 minutos, estudantes do PIBID de Pedagogia, organizadas em grupos, apresentaram pesquisas sobre importantes figuras femininas da história, destacando suas trajetórias de vida e luta. Foram homenageadas Clara Zetkin, idealizadora da proposta do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, além de Alexandra Kollontai, Anita Garibaldi, Elizabeth Teixeira, Helenira Rezende e Carolina Maria de Jesus.
A atividade foi um grande sucesso e contou com o entusiasmo e a participação ativa das estudantes de Pedagogia, reafirmando a importância da organização e da luta das mulheres trabalhadoras.






