[PE] Secundaristas fazem abaixo-assinado e conquistam aumento no limite de reprovação no IFPE – Campus Recife!

Após ampla mobilização estudantil, no dia 21 de outubro, o Grêmio Livre Breno Roberto (GLBR) entregou um abaixo-assinado à Reitoria do IFPE com mais de 300 assinaturas, exigindo o aumento do limite de reprovação de 3 matérias para 6 matérias.

O alto índice de reprovação no IFPE é resultado da grande resistência da Instituição em promover boas condições de ensino. Falta professores, bolsas de permanência, água, merenda e estrutura em geral para receber os estudantes que passam o dia inteiro na escola. Além de todos esses problemas, a Instituição não fez esforços para adequar o calendário acadêmico após o período de greve, o que encurtou a duração do período e impactou o acompanhamento das disciplinas.

Quando a pauta foi levada à Direção Geral do IFPE – Campus Recife, foi alegado que nada poderia ser feito, pois só é possível fazer esse tipo de alteração no regimento no Conselho Superior (CONSUP), previsto para acontecer apenas após o fim do período e que nele os estudantes têm pouquíssimo – quase nulo – poder de decisão. 

Durante o período de pandemia, o limite de reprovação foi ampliado para 6 matérias. Então, preocupados com seu avanço acadêmico e o tempo para a conclusão do curso, os estudantes se mobilizaram para conquistar mais uma vez o aumento desse limite.

No dia 14 de outubro, o GLBR produziu um abaixo-assinado exigindo o aumento do limite de reprovação. Uma semana após, o número de assinaturas já somava mais de 300 assinaturas.


Quando os estudantes entregaram o abaixo-assinado na Reitoria do IFPE, a Instituição foi obrigada a emitir um Ad Referendum (decisão antecipada tomada pelo Reitor sobre assuntos que deveriam ser aprovados pelo Conselho Superior) aumentando o limite de reprovação para 6 matérias!

Deixe um comentário