Estudantes do Coletivo Remís Carla realizaram no Centro de Educação da UFPE, no dia 27 de setembro, um cine-debate do filme “Cabra marcado para morrer”, que conta a vida e assassinato de João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas de Sapé, na Paraíba. O evento além de amplificar o debate sobre a luta pela terra, também impulsionou uma importante campanha de arrecadação para ajudar os camponeses de Jaqueira/PE.
Em debate, os estudantes comentaram em suas falas como a história do Brasil desde seu embrião é marcada pela luta pela terra, primeiramente feita pela resistência dos indígenas contra a invasão portuguesa e em defesa do seu território, e em seguida pela resistência dos escravos e camponeses pobres.
A questão agrária ainda é muito latente, especialmente no estado de Pernambuco, onde se localiza uma das áreas de maior conflito agrário no país, em Barro Branco (Jaqueira/PE), e por isso os estudantes ressaltaram a importância de ter atividades políticas como essas e a necessidade de ampliar esse debate para todos os espaços da Universidade.