De norte ao sul, estudantes de pedagogia saúdam a heroica resistência do povo palestino!

“Somos estudantes brasileiros e levantamos nossa voz:

 a heroica resistência palestina, hoje é de todos nós!

Canto Geral e Terravante – Exemplo Palestino”

Seguindo o chamado da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, diversos estudantes de pedagogia, do norte ao sul de nosso país, participaram e organizaram mobilizações em apoio e defesa da resistência nacional palestina, demonstrando a sua mais profunda solidariedade e denunciando os crimes do estado sionista de Israel.

Norte 

Rondônia

No dia 07 de outubro, o DCE, juntamente com os estudantes que compõem a chapa chamada “Aroeira” e demais participantes, atendeu ao chamado da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia e realizou uma agitação na abertura do evento “Unir de Portas Abertas”, destacando a importância da data de 07 de outubro e seu significado histórico.

Os estudantes levaram faixas, bandeiras e distribuíram centenas de panfletos denunciando os ataques do estado sionista de Israel e propagandeando as vitórias do povo palestino.

No momento da agitação, estavam presentes os representantes da reitoria, sindicatos, professores, bem como a reitora Marília e seus pró-reitores. Além de centenas de estudantes da universidade, estavam presentes para o evento estudantes do ensino médio de diversas escolas de Porto Velho.

A agitação teve uma repercussão bastante grande, principalmente entre os secundaristas, que perguntaram mais sobre o panfleto, sobre o caráter da guerra que tem se desenvolvido, sobre a Resistência Palestina e tiraram fotos junto à bandeira e faixa. Foram entregues centenas de panfletos, e a agitação elevou o espírito de resistência que essa data comove!

Que o exemplo da resistência Palestina reverbere nas mobilizações de nossa universidade e nos nossos cursos!

Pará

A Executiva Paraense de Estudantes de Pedagogia tomou parte ativa da construção e esteve presente em um ato vibrante realizado no dia 08 de outubro em Belém, em solidariedade à luta do povo palestino e libanês, em celebração do 1 ano do Dilúvio de Al Aqsa e denúncia do genocídio perpetrado pelo Estado sionista de Israel.

O ato foi construído em unidade por diversas organizações, entidades e ativistas independentes defensores da causa palestina, e contou com a participação de algumas dezenas de participantes. A principal faixa do ato tinha os dizeres “1 ano de genocídio, 76 anos de colonização! Viva a Resistência Palestina! Fora sionismo do Oriente Médio!”

Os democratas presentes no ato fizeram uma grande panfletagem para os trabalhadores e jovens que circulavam pelo local da concentração, além de realizar várias intervenções defendendo a resistência do povo palestino, denunciando o genocídio em Gaza e na Cisjordância e a invasão de Israel ao Líbano.

O ato seguiu em caminhada pelas ruas até próximo a abertura do Círio de Nazaré, um dos mais importantes eventos da cidade, onde se encerrou e os participantes ainda seguiram panfletando a quem participava do evento.

Nordeste

Maranhão

No dia 07 de Outubro as estudantes de Pedagogia de São Luís – MA organizaram um ato em solidariedade à heroica resistência do povo palestino, enfrentando todo imobilismo instalado no movimento estudantil eleitoreiro, diversos estudantes da UFMA e membros de frentes pró-Palestina tiveram a coragem de defender, sem reservas, a Palestina e suas organizações de resistência. 

No mesmo dia pela manhã, os estudantes mobilizados em solidariedade ao invencível Povo Palestino, em defesa da Heróica Resistência Nacional Palestina, realizaram uma pintura de 8 metros da bandeira da Palestina em uma rampa de acesso ao Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enquanto essa ação ocorria, outro grupo destacado realizava uma ampla panfletagem pelo campus, convocando todos para o ato programado para o período da tarde. 

No final do dia, a manifestação de solidariedade culminou em um ato com concentração em frente ao Colégio Universitário, reunindo organizações democráticas e dezenas de estudantes independentes que empunhavam cartazes com a mensagem: “Palestina Resiste, Palestina Triunfará!”. O ato seguiu pela avenida até a entrada da universidade, com os presentes entoando palavras de ordem e realizando intervenções em defesa do justo direito do povo palestino de resistir. Foi destacado que, assim como os palestinos, todos os povos oprimidos ao redor do mundo têm o direito e o dever de se levantar contra a opressão. Ao final do percurso, foram distribuídos 500 panfletos aos trabalhadores que passavam de carro.

Sudeste

São Paulo

No dia 7 de outubro, a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo realizou ações em diferentes universidades em solidariedade à Heroica Resistência Palestina. Na UNIFESP, foi estendida uma faixa vertical com os dizeres “Do rio ao mar, Palestina Livre Já!”, causando impacto em qualquer um que estivesse passando pelo entorno. Na UNICAMP, uma bandeira da Palestina foi estendida ao lado do RU, sendo acompanhada de panfletagem. E na USP (FEUSP), estudantes de pedagogia distribuíram 150 panfletos no período entre aulas em um local movimentado do campus. Além das atividades realizadas nas diferentes universidades, no dia 08 de outubro, juntaram-se a diferentes entidades e pessoas em uma importante manifestação que estava prevista na capital.

Sul 

Paraná

Em Laranjeiras do Sul na UFFS, a Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia, juntamente com o DCE, Centros Acadêmicos e professores democráticos, realizaram no dia 07 de Outubro a distribuição de cerca de 300 panfletos entre os estudantes, professores, técnicos e trabalhadores da universidade. Foram confeccionadas faixas, cartazes e bandeiras; algumas estampavam a palavra de ordem “Viva o Glorioso Dilúvio de Al-Aqsa de 07 de Outubro” e cerca de 15 cartazes que denunciavam o imperialismo dos EUA, o sionismo e enalteciam o povo palestino e sua resistência nacional. Junto a isso, foi hasteada uma bandeira da Palestina de quase 5 metros e, por fim, foi realizado um jogral que contou com a participação de alunos de diversos cursos do campus, onde prestaram sua homenagem à heroica resistência palestina.

Já em Curitiba, a ExPEPe participou da manifestação que ocorreu no dia 12 de Outubro, que percorreu a XV de Novembro e contou com a presença de quase 200 pessoas. A companheira da pedagogia realizou uma intervenção saudando a manifestação, a heroica resistência nacional palestina, citou os acampamentos que ocorreram nos EUA, as ocupações de universidades brasileiras em solidariedade ao povo palestino, e fez uma contundente denúncia contra a permissividade do governo federal com o sionismo, através da manutenção de acordos com Israel, em especial os treinamentos militares que ocorrem em nosso território.

Viva a Tempestade de Al-Aqsa! 

Viva a resistência do povo palestino! 

Do rio ao mar, Palestina livre já!

Deixe um comentário