[PE] Aula pública sobre cortes de verbas e precarização na Educação Pública é realizada no Centro de Educação da UFPE!

Estudantes do Coletivo Remís Carla promoveram na sexta-feira do dia 30 de agosto uma importante aula pública com o tema “Cortes de verbas e precarização na Educação Pública”. O evento contou com a participação de estudantes de pedagogia, licenciaturas e secundaristas do IFPE – Campus Recife. A aula teve como objetivo debater como o sucateamento na Educação Pública tem atingido níveis alarmantes que caminham a passos largos para a privatização. 

A UFPE teve 18% do seu orçamento bloqueado pelo Governo Federal, que corresponde a R$30,4 milhões. Diferente dos centros que possuem parceria público-privada na Universidade, o Centro de Educação é sempre o primeiro prédio a ser atingido pelos cortes de verbas. Ano passado, as aulas chegaram a ser suspensas por dias devido a falta de água. 

O Grêmio Estudantil do IFPE – Campus Recife também denunciou as condições precárias de ensino que também afetam os estudantes da Instituição, e que muito se assemelham às condições apresentadas pelos estudantes da UFPE: falta de água, banheiros sem portas e papel higiênico, salas de aulas interditadas, professores insuficientes, etc.

Apesar de todos os ataques, os estudantes resistem e lutam! Os estudantes de pedagogia, como futuros professores, apontaram a mobilização para barrar todas as “reformas” e políticas anti-povo aplicadas pelo Governo Federal, independente de turno, que afetam toda população brasileira. Defenderam ainda a greve de ocupação como tática histórica do movimento estudantil e que na própria UFPE conquistou a reabertura do RU ano passado.

Deixe um comentário