No dia 03/09 (terça-feira), os estudantes de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram o primeiro encontro do Grupo de Estudos Marxismo e Educação no Brasil, único grupo de estudos no Centro de Educação (CE) formado apenas por estudantes.
O grupo de estudos foi idealizado pelo Coletivo Remís Carla, a fim de abrir espaço no CE para discutir e aprofundar estudos sobre os temas mais cadentes referentes à Educação, partindo da perspectiva do materialismo histórico dialético. Sua conformação foi anunciada numa aula pública realizada pelo mesmo coletivo e divulgada mais amplamente aos estudantes por meio de panfletos.


O primeiro encontro ocorreu na terça-feira do dia 03 de setembro, em dois horários, com o início da leitura de “Imperialismo e Educação do campo”, importantíssima obra da professora Marilsa Miranda de Souza que trata da influência do imperialismo sobre as políticas públicas para a educação do campo.
O grupo discutiu sobre o apagamento do campesinato como classe social ainda existente ser uma forma de distorcer a história e atual realidade do Brasil, marcada pela luta pela terra, e como a Educação do campo é pensada para perpetuar a subjugação nacional.
Os estudantes destacaram em debate a importância de não só compreender a teoria marxista, mas colocá-la principalmente em prática e apontaram a luta combativa como guia para garantir melhores condições de ensino no Centro de Educação.


PELO DIREITO DE ESTUDAR, ENSINAR E APRENDER!