No dia 28 de agosto, os estudantes do Coletivo Remís Carla realizaram no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) um cine-debate do documentário “Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile!”, que conta sobre as ocupações secundaristas em São Paulo, no ano de 2015 e 2016, contra o fechamento de 100 escolas públicas.
Durante o debate, os estudantes saudaram os estudantes secundaristas por defenderem com unhas e dentes a Educação Pública, enfrentando todas as forças de repressão e difamação da imprensa. O senso de combatividade, coletividade e autonomia pedagógica foi destacado diversas vezes durante as falas, pois os secundaristas nadaram contra a maré, contra o desestímulo ao pensamento crítico e tomaram as escolas para si e a fizeram funcionar à sua maneira.
Os estudantes de pedagogia salientaram ainda que as investidas contra a Educação não pararam, o “Novo” Ensino Médio demonstra de forma clara a continuação e agravamento dos ataques, e por isso o espírito de luta deve estar cada vez mais vivo na pedagogia.


