No dia 02 de agosto, cerca de 40 estudantes ocuparam a avenida do IFPE – Campus Recife em dois horários diferentes (12h e 18h) para exigir a volta da merenda na escola e contra os cortes de verbas na Educação Pública.
O IFPE – Campus Recife parou de oferecer merenda para os estudantes há algumas semanas atrás. Quando a instituição foi indagada pelos estudantes, se justificou dizendo que os lanches industrializados antes servidos foram comprados com o que sobrou da verba de 2023 e agora, chegando ao seu fim, a merenda foi interrompida por não ter verba para comprar mais comida. Informou também que os estudantes só receberiam merenda novamente em setembro.
Não é a primeira vez que o IFPE não assegura os direitos dos estudantes. Além da instituição não ter pago as bolsas estudantis durante a greve nacional na educação federal, também não pagou quando as aulas voltaram.
No mês passado, os estudantes, cansados de esperar que a antiga gestão com histórico conciliador e imobilista do grêmio tomasse finalmente alguma posição na defesa dos direitos dos estudantes, organizaram de forma independente uma manifestação dentro do IFPE em exigência do pagamento da Manutenção Acadêmica. Os estudantes marcharam do pátio até a sala do diretor e dali não saíram por algum tempo. Mesmo estando no campus e sendo avisado da presença dos estudantes, o diretor não apareceu em sua sala até que tivesse certeza que eles estivessem ido embora. Para sua surpresa, quando voltou encontrou um cartaz feito pelos estudantes escrito “NÃO FUJA, DIRETOR. NÓS VOLTAREMOS!”.
Os estudantes realmente voltaram, dessa vez ainda mais fortes!
Durante a campanha para eleição de uma nova gestão para o grêmio, o Movimento Ventania organizou a luta dos estudantes contra os incessantes ataques feitos à permanência estudantil, principalmente contra os cortes de verbas na Educação Pública que desmontam as Instituições de Ensino em todo país. Após apenas dois dias de mobilização, construíram o maior ato já feito no IFPE em anos!



Às 12h, cerca de 40 estudantes secundaristas universitários ocuparam as duas vias da avenida do IFPE – Campus Recife por uma hora, gritando a todos pulmões palavras de ordem como “Não tem arrego! Ou dá minha merenda ou eu tiro seu sossego!”, “Pela nossa permanência, haverá resistência” e “Não pagar manutenção é forma de expulsão!”. Depois, marcharam até a reitoria do IFPE, onde continuaram se manifestando por mais uma hora até encerrar o ato no pátio do campus.




Às 18h, os estudantes voltaram às ruas, dessa vez junto aos estudantes do subsequente.
O pagamento da Manutenção Acadêmica, que um dia após a manifestação começou a ser depositado nas contas dos estudantes, é conquista dos estudantes através da luta combativa!
A antiga gestão do grêmio, organizada pela FENET (entidade governista), não participou da manifestação mesmo sendo convidada a se somar ao ato. Vangloriou-se mais tarde por ter feito inúmeras reuniões com a direção do IFPE – Campus Recife e afirmou que o pagamento da Manutenção Acadêmica é fruto de negociações, mas muito está errada sobre isso e por isso os estudantes, cientes desse fato, expulsaram os imobilistas do grêmio ao não reelegerem sua gestão por mais um ano.
Apenas um movimento independente e verdadeiramente combativo é capaz de atender as necessidades mais latentes dos estudantes do povo!